[RESENHA #015] POWERSLAVE: UM CLÁSSICO DO IRON MAIDEN | STJEPAN JURAS


Sinopse: "Powerslave" é o quinto álbum de estúdio do Iron Maiden e um dos mais aclamados pelos fãs. Lançado em 1984, o disco apresenta a banda em seu auge criativo, trazendo algumas das músicas mais celebradas pelos fãs em toda a história do grupo, como “Aces High”, “Two Minutes to Midnight” e a própria faixa-título. “Powerslave” foi eleito o 38º melhor álbum de metal de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Em POWERSLAVE: UM CLÁSSICO DO IRON MAIDEN, Stjepan Juras esmiúça todos os detalhes, segredos e curiosidades deste que é um dos álbuns mais importantes do Iron Maiden. Apresentando todo o contexto histórico da época em que foi criado, o autor faz um apanhado bastante detalhado de todo o universo de “Powerslave”, suas influências diretas e indiretas, e as ações do Iron Maiden na época que precedeu e sucedeu o álbum, apresentando dezenas de imagens e recordes de jornais e revistas, informações e curiosidades de turnês, trechos de entrevistas e muito mais. POWERSLAVE: UM CLÁSSICO DO IRON MAIDEN é o terceiro lançamento da “Biblioteca Iron Maiden”, uma série de 20 livros que sairão no Brasil sobre álbuns do Iron Maiden. Todos com alto padrão de impressão, pôster e marcador de páginas. Uma coleção definitiva, indispensável na prateleira de qualquer fã do Iron Maiden.

Resenha/Opinião: E chegamos em 1
984, com o lançamento de um dos melhores discos de Heavy Metal de todos os tempos: Powerslave. Como disse na resenha anterior de The Number Of the Beast, Powerslave foi o primeiro disco de Heavy Metal que ouvi na vida, lá pelos idos de 1985 e, para mim, continua sendo o melhor do planeta.

Opiniões à parte, não tem como negar que esse disco foi o selo definitivo na carreira da banda para torná-los a banda de maior expressividade no mundo da música pesada. Mais uma vez, Stjepan Juras puxa uma cadeira, abre uma cerveja e pede sua companhia para contar algumas coisinhas sobre a carreira da banda e desse disco que se tornou um marco na música pesada mundial e, como disse, alavancando de vez a carreira espetacular do Iron Maiden.
 

Tendo a mesma premissa dos livros anteriores, ou seja, não ter a pretensão de ser uma biografia propriamente dita e tampouco a última verdade sobre os acontecimentos em torno desse grande clássico, mas um livro escrito por um fã para outros fãs, Juras nos apresenta fatos, conjecturas, curiosidades e relatos que, até então, poderiam ser inéditos para muitos apreciadores do Heavy Metal e até mesmos alguns dos fãs mais desavisados da banda. 

Juras, traça uma profunda análise, antes de mais nada, do tema escolhido para o quinto e mais famoso lançamento da banda, fazendo ligações desde os primórdios históricos da cultura egípcia, inclusive fazendo comparações e paralelos com bandas tanto do Metal como do Rock. É muito instigante saber que determinadas resoluções foram [ou podem ter sido] baseadas em lançamentos anteriores de estilos, inclusive, totalmente diferentes do Heavy Metal.


Como não poderia deixar de ser, todo o conceito artístico do álbum também é muito bem detalhado com análises profundas e interessantíssimas, demonstrando que houve sim, um caminho árduo a ser percorrido até chegar naquela capa que imortalizou Powerslave. Fazendo correlações de fatos e também de depoimentos, o leitor pode ser aprofundar ainda mais nas nuances da capa que estão cheias de informações deixadas propositalmente, na maioria das vezes, pelo excepcional artista Derek Riggs. Aliás, o livro devota um capítulo inteiro a esse grande artista e ao que ficou sendo chamado de sua era de ouro na banda, com suas artes espetaculares e que se estendem até os dias de hoje.

"O Maiden fez a coisa certa em termos de marketing ao prever que, em determinado momento, esse tema se adequaria melhor ao status atual da banda, então nem pense que a morte de Eddie, no final da World Piece Tour, foi uma coincidência."


Powerslave também serviu para reforçar a grande parceria de Bruce Dickinson e Adrian Smith, quebrando a hegemonia de Steve Harris e aperfeiçoando mais de um centro de criatividade e colaboração artística em termos de composições dentro do Iron Maiden, trazendo uma "disputa" saudável entre os membros e onde quem se beneficiou foram os fãs que "ganharam" composições espetaculares e inspiradas, marcando toda uma geração de fãs do Heavy Metal e da própria banda.

É interessante dizer também que o livro analisa outro grande clássico da banda e que pode ser visto mais como um complemento natural de Powerslave, seu álbum ao vivo da turnê: Live After Death, o que por muitos é considerado o melhor disco ao vivo de Heavy Metal de todos os tempos e, mesmo que o autor prometa um livro inteiramente dedicado ao disco ao vivo, em Powerslave já temos uma bela amostra do que pode vir por aí.

A edição de Powerslave: Um clássico do Iron Maiden que a editora Estética Torta nos apresenta, vem com a mesma alta qualidade de seus outros lançamentos, ou seja, edição muito bem feita em capa dura, com uma ilustração próxima ao do próprio disco e igualmente linda que aliada ao ótimo padrão de papel [amarelinho], fonte mais do que agradável e diversas ilustrações internas, além de um trabalho editorial, mais uma vez, impecável, faz dele um investimento mais do valioso.


"Desde o início de sua carreira, o Iron Maiden tinha um plano cuidadosamente criado para conquistar o mundo com sua música, então, partindo dessa perspectiva, não havia nada de incomum em tocar no Rio naquele ano."

Portanto, mais uma vez se vocês se interessam em ter um papo informal sobre um dos maiores discos de Heavy Metal do planeta, com uma edição muito caprichada, posso te dizer que Powerslave: Um clássico do Iron Maiden é sem dúvida alguma, I.M.P.E.R.D.Í.V.EL.


Autor: Nascido na Croácia, Stjepan "Stipe" Juras, de 34 anos, teve seu primeiro contato com o rock n' roll aos 6 anos de idade, com uma simples fita k7 dos gigantes do Led Zepellin. Desde então, com o passar dos anos, tem se dedicado única e exclusivamente ao ramo da música pesada e escreveu uma série de livros sobre o Iron Maiden. 

Ficha Técnica:
Título: Powerslave | Um clássico do Iron Maiden
Autor: Stjepan Juras
Tradução: Kenia Cordeiro e Clovis Roman
Editora: Estética Torta
Páginas: 344
Ano: 2021
ISBN: 9786589087090   

Postar um comentário

0 Comentários