[RESENHA #076] ESÔFAGO | ITALO OLIVEIRA




Sinopse: Lígia Braga está atrasada para o trabalho. Ela faz o seu caminho de sempre em direção ao metrô, esbarra em ombros, desvia-se de olhares e respira o ar pesado da cidade grande. Até que vê um amontoado de pessoas ao redor do acidente. Alguém se jogou na frente do trem. Alguém que Lígia conhece... alguém que ela queria morta. Em meio à memórias dolorosas e amargas, Lígia tenta contar sua história, refazendo-se após inúmeras mortes. Fantasmas do passado vêm à tona, enquanto o presente segue sendo uma lembrança constante do que perdera. Seu esôfago queima em feridas, ao passo que tenta se curar de outras tão profundas quanto. O futuro é um emaranhado de incertezas sobre os trilhos de um trem. Tudo o que possui é a sua própria verdade, e ela está disposta a contá-la. E você? Teria um minuto para ouvi-la?

Resenha/Opinião: E lá estou eu em mais uma jornada literária que me foi apresentada por acaso. Esôfago foi uma grata surpresa por sua história realística e cheia de verdades indigestas. Também me apresentou um escritor talentoso e instigante ao qual vou ser obrigado a ficar de olho em suas próximas histórias e isso... é bom demais.

Esôfago não é uma leitura fácil, tanto que a informação de gatilhos vem logo antes do leitor conhecer a fundo a história de Ligia. Pois, de uma certa forma, Esôfago pode ser uma autobiografia para uns, biografia para outros e ainda um testemunho para terceiros. As situações que Ligia, nossa personagem principal, enfrenta são pesadas, injustas e tão verdadeiras que o sentimento mais aflorado do leitor, com certeza, é a raiva alheia.

Ítalo nos faz ir e vir na história de Lígia apresentando seu presente, como o resultado de tudo que passou e ainda passa na vida, e seu passado, marcado pela indiferença, violência, injustiças e mentiras, tanto dela como de outros. O bullying e suas consequências, é o tema principal do passado de Ligia e, conforme vamos nos aprofundando em sua história, podemos ver as marcas profundas que seu passado conturbado deixou em sua vida presente.


Esôfago também mostra, de uma forma sutil, mas contundente, as razões que levam uma pessoa a desprezar outra e fazer a vida dela um inferno, o que na maioria das vezes se revela surpreendentemente simples, mais ou menos como o mundo de vitrine das redes sociais nos dias de hoje, tudo lindo e maravilhoso para os outros, mas totalmente diferente da realidade de cada um.

Numa primeira visão, Esôfago pode parecer apenas mais um livro de ficção, um romance melancólico, trágico e de redenção, mas a verdade é que parece ser um relato das diversas Lígias que existem nesse mundo e, da mesma forma, a existência de Alices que também faz com que nos lembremos que viver pode ser bastante doloroso, perigoso e exaustivo.

Mas longe de ser um romance negativo, Esôfago é um alerta ao tratamento que o ser humano da a si e ao seu próximo, revelando ambos os lados das consequências que os atos de cada um, sejam eles imediatos ou futuros, podem exercer na vida de uma pessoa. Caso você não se importe com os ditos "gatilhos" que Esôfago possa ativar em você, e acredite eles são ativados, Ítalo Oliveira, com sua escrita aconchegante e inteligente, vai te apresentar uma história mais comum do que se possa imaginar, mas extremamente realista, obrigatória e impressionante. I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.

Autor: Italo Oliveira nasceu no interior da Paraíba. Apaixonado por contos de fadas desde pequeno, sempre amou ler e escrever. Lançou seu primeiro livro que tem por título "Quando a Neve Cai", em 2015, e desde então segue compartilhando suas histórias pelo mundo. Formado em Artes Visuais, adora assistir séries, k-dramas, ouvir música e defender a Pequena Sereia nas horas vagas.


Ficha Técnica:
Título: Esôfago
Autor: Italo Oliveira
Páginas: 187
Ano: 2024
ASIN: B0D4NTKLFB 

Postar um comentário

0 Comentários