[RESENHA #025] METAL HEART: A HISTÓRIA DO ACCEPT | MARTIN POPOFF


Sinopse: METAL HEART apresenta a história do Accept, uma das bandas mais importantes da história do heavy metal. Da formação do grupo, no final da década de 70, até seu retorno na última década, passando por todos os discos, os grandes momentos, o auge, os rompimentos, hiatos e crises, o autor apresenta ao leitor uma obra extremamente detalhada sobre a carreiras desses titãs alemães. Com seu estilo característico, Martin Popoff analisa com detalhes música por música, álbum por álbum, sem deixar nada para trás.

Resenha/Opinião: Se você faz parte da minha geração que conheceu toneladas de bandas de Rock, Hard Rock e Heavy Metal, nos anos 80, certamente vai se lembrar daquela musiquinha no começo de "Fast as a Shark" do disco "Restless and Wild" e mais certamente vai se pegar cantarolando "raaaidi raiduuu raaida...", para depois se lembrar a explosão insana da banda acompanhada de um berro descomunal e começar a bater a cabeça sem parar. Pois, foi exatamente assim que conheci o Accept, com um dos discos que até hoje ainda é meu preferido da banda.

"Foi nessa época que a banda tropeçou, mais ou menos por acidente, em seu traje de palco militar, particularmente associado ao Udo, que por meio de suas roupas prontas para o combate, botas e, o mais chocante, aquelas meias, começou a se marginalizar do resto dos caras visualmente."

Mais uma vez, Martin Popoff, [que todos sabemos ser um robô que imita um ser humano, o cara não para], nos apresenta uma biografia muito bacana de uma das bandas mais icônicas do Heavy Metal alemão e mundial. Accept talvez não seja uma banda que acertou sempre, mas eles mesmos sabem disso e aceitam sua história no meio da música e apresentam nesse livro suas impressões de forma clara e sem retoques.


Seguindo sua forma tradicional, Popoff, nos apresenta um texto fluído que mistura trechos de entrevistas com todos os membros da banda, onde cada um conta sua versão de cada disco que tenha participado, o que as vezes pode resultar em algumas surpresas para nós, leitores e fãs e é muito interessante ver a evolução dos integrantes do Accept desde seus primórdios até os dias de hoje na era Tornillo, que aliás, seu recrutamento para a banda foi bem legal de conhecer.

Como não poderia deixar de ser, um dos aspectos mais interessantes para nós conhecermos seria o "erro" "Eat the Heat", que foi talvez o disco mais errado na carreira desses titãs alemães. Porém, quero deixar muito claro aqui que, apesar de Eat the Heat não ter nada a ver com o Accept, ainda continua sendo um disco muito bom e cheio de músicas bacanas para uma banda de Hard Rock, puro e simples. Eu gosto muito desse disco sim, mas encaro como um projeto e não como um disco da banda em si, como disse. Portanto, se você tiver uma visão mais aberta e encarar "Eat the Heat" da mesma forma que eu encaro, vai se achar gostando imensamente desse "erro de discografia acceptiana".


Um dos maiores capítulos do livro fica, sem dúvidas, para o disco que é considerado o melhor do Accept, inclusive por eles mesmos, Balls to the Wall. E, analisando pelo aspecto musical apenas, temos uma obra-prima do Heavy Metal em mãos, com certeza. Mas o que eu não esperava era a quantidade de problemas e curiosidades que esse disco trouxe para a banda. É impressionante como o meio musical foi bem idiota na "interpretação" desse trabalho irretocável e que foi, para mim, o último trabalho que acompanhei até o retorno com Mark Tornillo no lugar de Udo Dirkschneider.

E já que estamos falando do baixinho invocado, a maior curiosidade que vocês vão descobrir [no meu caso, pelo menos] é sobre o primeiro album do U.D.O., que está intensamente ligado com o "fiasco" "Eat the Heat". Mas adiantando, o mais legal é saber que os caras nunca realmente brigaram pela saída de Udo e sim ter sido somente uma coisa natural devido as direções que a banda estava tomando naquela época. Já no futuro, as coisas ficaram um pouquinho mais tensas, mas aí vocês podem descobrir por si mesmos.
 

Fiquei muito contente em poder ler essa ótima biografia de uma banda que eu gosto muito. Martin Popoff tem uma escrita muito fluída e aconchegante e seus livros, pelo menos os que eu já li, seguem sempre os parâmetros cronológicos dos lançamentos e são destrinchados trazendo mais informações, curiosidades e muitas vezes até revelações. Eu sempre recomendo, nesses casos, ir lendo e ouvindo os discos de qual cada capítulo trata, pois além de ficar muito mais prazeroso, você acaba gostando, ou não, muito mais daquele determinado trabalho.

"Sendo assim, fica muito difícil dizer que isso é um som típico alemão, porque na época em que compusemos os "Restless and Wild" e tal, para algumas pessoas, era metal típico alemão, e, para mim, naquela época, não queríamos parecer alemães, queríamos soar internacionais. Só compomos o que estava em nós."

E foi assim que eu fui resgatando álbuns como Accept, Breaker, Restless and Wild, Balls to the Wall e obviamente Metal Heart, que tem seu capítulo à parte na história dessa excepcional banda, não só como um dos hinos absolutos deles mas como um baita disco também.


Só para não mudar e deixar a gente mais feliz, a editora Estética Torta apresenta mais uma edição muito bem acabada e de tirar o fôlego. Capa dura, fonte agradável, papel pólem [amarelinho], muitas fotos, guarda e divisões de capítulos no tradicional preto, pintura trilateral e um ótimo trabalho editorial que faz valer cada centavo investido nessa leitura musical. Então, só para não perder o costume também, Metal Heart | A História do Accept é absolutamente, I.M.P.E.R.D.Í.V.EL.


Autor: Chamado de “máquina de escrever do rock/metal”, Martin Popoff é autor de muitos livros já lançados no Brasil, incluindo: Black Sabbath: Destruição Desencadeada, 2 Minutes To Midnight: Atlas Ilustrado Do Iron Maiden, Whitesnake: A Fantástica Jornada de David Coverdale e Where Eagles Dare: Iron Maiden: Iron Maiden nos anos 80.

Ficha Técnica:
Título: Metal Heart | A História do Accept
Autor: Martin Popoff
Tradução: Kenia Cordeiro e Clovis Roman
Editora: Estética Torta
Páginas: 360
Ano: 2021
ISBN: 9788 560499281 

Postar um comentário

0 Comentários