Sinopse: Antes de sua trágica morte em 2010, Ronnie James Dio estava escrevendo uma autobiografia, colocando no papel memórias da notável vida que o levou de sua cidade natal no interior do estado de Nova York aos maiores palcos do mundo. Enquanto contemplava a realização de um sonho, tocando no imponente Madison Square Garden, Ronnie refletiu sobre os principais pontos de sua vida que culminaram naquele momento: o grupo de amigos com quem deu seu pontapé na música, tocando em festas, bares, fraternidades e clubes; a transição repentina que o levou do baixo para o microfone e mudou sua vida para sempre; a sorte que culminou no nascimento de Rainbow e a parceria produtiva, embora difícil, com Ritchie Blackmore; o encontro casual que o fez ser vocalista do Black Sabbath, levando os britânicos a novos patamares de sucesso; a cativante história por trás do nascimento dos "chifres do diabo", o eterno símbolo do heavy metal; seu casamento com Wendy, que estabilizou sua vida, e a grande aposta que fizeram juntos, lançando o empreendimento de maior sucesso de sua carreira: sua banda solo, Dio. Toda essa incrível jornada é descrita com grandes detalhes e de coração aberto, sem poupar palavras: de suas desavenças com Blackmore, às drogas que atrapalharam o ressurgimento do Black Sabbath, até os confrontos de personalidade que desgastaram cada uma das banda em que esteve.
Resenha/Opinião: Se você gosta de Heavy Metal, é praticamente certeza absoluta que a banda Dio está entre as suas audições. Mesmo que alguns não gostem [o que é uma coisa inexplicável para mim], é certo que conhecem não só a fama de músico como da pessoa de Ronnie James Dio. Dedicado, fiel, educado, amoroso, respeitoso, firme, convicto e perseverante, Dio foi tudo isso e muito mais. O homem que inventou o uso do "Maloik" como símbolo absoluto do Heavy Metal foi e ainda é uma da figuras mais carismáticas e amadas de todos os tempos no mundo da música pesada internacional.
E como não bastasse uma biografia do gigante Dio, a Estética Torta foi muito feliz em trazer a Autobiografia do "homem", que diga-se de passagem, foi escrita da forma mais tradicional possível: manuscrita. Sim, na caneta e no papel, e depois foi digitada e editada para o formato que temos hoje.
Mas vamos falar do que interessa. Rainbow in the Dark é uma viagem desde os primórdios da vida de Ronnie, quando ele ainda achava que o beisebol era a coisa mais legal que ele fazia lá pelos seus seis anos de idade, até alcançar a fama e o reconhecimento, além da riqueza e toda uma gama de responsabilidades e problemas da vida de um ídolo desse tipo.
Dio, teve seu início musical através de seu pai que achava que ele precisava de um pouco de música em sua vida. Ronnie, acabou se tornando um trompetista e depois de muito pelejar, até que tivesse adquirido uma ótima disciplina, acabou sendo um bom músico desde seu começo. Não demorou muito e Ronnie tinha aquela coisa de querer mais e, junto com seu crescimento natural, a vontade de ser mais do que um músico instrumentista já o consumia e já era hora de dar o primeiro passo para o mundo do rock.
"Fiquei surpreso ao saber que minha voz para cantar era forte e responsiva às músicas que tocávamos no show. Mesmo que minha preferência, como a de Nicky, fosse apenas tocar meu instrumento, a sorte estava lançada."
Rainbow in the Dark, começa a ficar muito mais interessante quando Dio relata suas passagens nas bandas icônicas Rainbow, Black Sabbath e Dio. Não que seu passado não seja interessante também, longe disso, o leitor vai ficar muito satisfeito com o passado de Ronnie antes da fama propriamente dita, e principalmente, vai se espantar em quantas vezes a morte passou perto do nosso baixinho predileto, muitas mesmo. Também, vai rolar de rir com as peripécias de um Ronnie adolescente querendo se impor no meio da sua turma e mais ainda com a história da máfia.
Mas, o que muita gente sempre quis saber, pelas suas próprias palavras, é como foi passar e fazer sucesso e duas superbandas no mundo do Rock/Metal. E nisso, Ronnie não deixa a desejar em nada, pois além de contar detalhadamente muita coisa interessante, não deixa nem mesmo seus erros de fora, trazendo muito mais honestidade aos seus relatos.
É interessantíssimo saber um pouco mais, por exemplo, da personalidade de um dos músicos mais chatos da história do rock [minha opinião, claro], Ritchie Blackmore, que apesar de ser um mito no mundo da música, sempre foi tido como uma "mala sem alça", para quem não era do seu meio. Mas com Ronnie, as coisas foram meio diferentes, até certo ponto e ele conta tudo, desde a contratação dos músicos do ELF, até a saída de cada um deles, e obviamente, os motivos de sua própria saída do Rainbow.
Como se não bastasse ter feito sucesso com uma das maiores bandas da época, Ronnie James Dio, foi lá criar história com uma das maiores banda de Heavy Metal do planeta, o Black Sabbath e, assim, como sua passagem pelo Rainbow, Dio, não deixa nada de fora da sua experiência com os reis do Doom Metal. Inclusive sua demissão por telefone como ele mesmo conta no livro.
Depois disso tudo, Ronnie não tinha outra saída a não ser montar sua própria banda, o Dio. Com um lineup de fazer inveja, Ronnie compôs músicas icônicas e lançou seu primeiro disco, Holy Diver, que deu início ao caminho de sucesso, mais uma vez, na vida do baixinho do heavy metal. Com erros e acertos, Ronnie, também não deixa de fora nada do que aconteceu nos bastidores de sua própria banda, inclusive seu racha com Vivian Campbell, que acabou com o guitarrista sendo demitido e sendo cortado da vida de Ronnie para sempre.
"Sentado aqui, agora, olhando para trás, me deleitando com o fato de que levei apenas um quarto de século para finalmente chegar aqui, posso alegremente dizer a vocês que, aconteça o que acontecer pelo resto da minha vida, sempre poderei dizer que algum dia meu próprio show foi a atração principal no Madison Square Garden. Foi o que fiz, definitivamente, alcançar meu objetivos e dar graças aos deuses por tornarem os sonhos mais reais do que os pesadelos."
Rainbow in the Dark, talvez seja o livro mais bem acabado do catálogo da editora Estética Torta ou posso estar exagerando pelo fato de estarmos falando de Ronnie James Dio. Mas o fato é que a edição está lindíssima e muito bem produzida com uma capa ligeiramente alterada com relação a original, e que ficou melhor, diga-se de passagem, no formato capa dura, pintura trilateral que deu um efeito sensacional ao livro em si, e um tratamento no miolo que já vem sendo espetacular em várias edições da Estética Torta. Pode até não ser mais novidade a altíssima qualidade dos lançamentos da editora, mas sempre é bom ressaltar ao leitores que quando vocês adquirem um exemplar da editora, vocês terão em mãos um trabalho muito bem feito e totalmente voltado para nós, novamente, os leitores. Absolutamente, O.B.R.I.G.A.T.Ó.R.I.O.
Ficha Técnica:
Autor: Ronnie James Dio (com Mick Wall & Wendy Dio)
Tradução: André Capilé
Editora: Estética Torta
Páginas: 324
Ano: 2021
ISBN: 9786589087212.
0 Comentários