[RESENHA #041] PIECE OF MIND: UM CLÁSSICO DO IRON MAIDEN | STJEPAN JURAS


Sinopse: Em PIECE OF MIND: UM CLÁSSICO DO IRON MAIDEN, Stjepan Juras esmiúça todos os detalhes, segredos e curiosidades desta que é uma das obras mais importantes do heavy metal de todos os tempos. Apresentando todo o contexto histórico da época em que foi criado, o autor faz um apanhado bastante detalhado de todo o universo de "Piece of Mind", suas influências diretas e indiretas, e as ações do Iron Maiden na época que precedeu e sucedeu o álbum, apresentando dezenas de imagens e recordes de jornais e revistas, informações e curiosidades de turnês, trechos de entrevistas e muito mais. "Piece of Mind" é o quarto álbum de estúdio do Iron Maiden e o segundo com Bruce Dickinson nos vocais. Lançado em 1983, é um dos mais amados pelos fãs. PIECE OF MIND: UM CLÁSSICO DO IRON MAIDEN é o quarto de uma série de 20 livros que sairão no Brasil sobre álbuns do Iron Maiden. Todos com alto padrão de impressão. Uma coleção definitiva, indispensável na prateleira de qualquer fã do Iron Maiden.

Resenha: Quem me conhece sabe que eu sempre digo que o meu primeiro contato com o "mundo" Heavy Metal foi com Powerslave do Iron Maiden, mas o que alguns de vocês podem não saber é que o meu segundo contato com o "mundo" Heavy Metal, também foi com um disco do Iron Maiden, mais especificamente o assunto de hoje: O espetacular Piece Of Mind.

Já faz um bom tempo que não falamos da maior banda de Heavy Metal do mundo, mas como das outras vezes aquela sensação de estar numa roda de amigos com Stjepan Juras conversando diretamente com você, continua mais firme e forte. E, tendo a mesma premissa dos livros anteriores, vale sempre lembrar, não tem a pretensão de ser uma biografia propriamente dita e tampouco a última verdade sobre os acontecimentos em torno desse também grande clássico, mas um livro escrito por um fã para outros fãs.
 

Juras, logo em sua introdução já nos lembra de uma das maiores verdades deste disco, Piece Of Mind, muitas vezes não é lembrado como deveria ser, pois sendo um disco após a entrada de Bruce Dickinson e antes de Powerslave, tem um estigma de interlúdio, de preparação para o grande ápice da banda em seu futuro lançamento. Porém, como não deveria deixar de ser, Piece Of Mind é um clássico absoluto e mostra toda a versatilidade e brutalidade da formação clássica do Iron Maiden.

Apesar de Juras se basear num tipo de modelo na série "Um Clássico do Iron Maiden" não deixa de ser legal a retrospectiva que o autor faz da década em que o determinado disco foi lançado, trazendo com ainda mais força a nostalgia de um tempo em que tudo era novidade, caso você tenha passado por essa época.

"Em retrospecto, nos sentimos obrigados a respeitar todas as bandas e todo mundo na indústria musical por trabalhar tanto para enriquecer nossas vidas. 1983 foi, definitivamente, um ano importante para o heavy metal e merece sua atenção, mesmo que você nem tivesse nascido ainda."


É muito bom a gente ver certas dúvidas relacionadas a algumas músicas que sempre permearam a imaginação dos fãs por muito tempo. Logicamente, que  hoje com as facilidades que encontramos pelo mundo virtual, essas dúvidas seriam sanadas muito rapidamente. Mas, como disse acima, em uma época em que tudo era novidade e a comunicação era feita por revistas e cartas, as coisas tendiam a ficar sem esclarecimento por meses, anos ou até mesmo por décadas. Juras é muito bom em fazer conjecturas e tirar conclusões se baseando em diversas fontes, inclusive da banda através de entrevistas dadas ao longo dos anos, e nos oferecendo algumas teorias muitíssimo interessantes.

Uma das coisas que me deixou estarrecido é que depois de muitos anos curtindo e tendo como um dos melhores momentos do Iron Maiden, Stjepan, me atentou quanto a gama de informações culturais, lendas e literatura em que se baseou Piece Of Mind, claro que algumas eram muito óbvias e ainda continuam, mas algumas músicas, sabe-se lá o porquê disso, acabaram ficando sem uma análise mais profunda, daquelas que geralmente a gente faz ou fazia, quando se deparava com um novo disco da banda, pois a primeira coisa que fazíamos era, com absoluta certeza, tentar encontrar os "easter eggs" das capas da época. Só por isso, essa edição já vale a leitura.


A edição de Piece Of Mind: Um clássico do Iron Maiden que a editora Estética Torta nos apresenta, vem com a mesma alta qualidade de seus outros lançamentos, ou seja, edição muito bem feita em capa dura, com uma ilustração próxima ao do próprio disco e igualmente linda que aliada ao ótimo padrão de papel [amarelinho], fonte mais do que agradável e diversas ilustrações internas, além de um trabalho editorial, mais uma vez, impecável, faz dele um investimento mais do que valioso.

"Observando novamente as palavras de Bruce para fazer qualquer tipo de conexão entre O Homem Enforcado e o hinduísmo, precisamos mencionar Trishanku. Trishanku é um personagem na poesia épica indiada do Itihasa, frequentemente mencionado na expressão "paraíso de Trishanku". A Palavra Trishanku passou a significar um meio-termo, ou um limbo, entre os objetivos de uma pessoa e seu estado ou posses atuais."


Portanto, mais uma vez se vocês se interessam em ter um papo informal sobre mais um dos maiores discos de Heavy Metal do planeta, com uma edição muito caprichada, posso te dizer que Piece Of Mind: Um clássico do Iron Maiden de Stjepan Juras e publicado pela editora Estética Torta é, sem dúvida alguma, I.M.P.E.R.D.Í.V.EL.


Autor: Nascido na Croácia, Stjepan "Stipe" Juras, de 34 anos, teve seu primeiro contato com o rock n' roll aos 6 anos de idade, com uma simples fita k7 dos gigantes do Led Zepellin. Desde então, com o passar dos anos, tem se dedicado única e exclusivamente ao ramo da música pesada e escreveu uma série de livros sobre o Iron Maiden. 

Ficha Técnica:
Título: Piece Of Mind | Um clássico do Iron Maiden
Autor: Stjepan Juras
Tradução: Fernando Scoczynski Filho
Editora: Estética Torta
Páginas: 366
Ano: 2021
ISBN: 9786589087366

Postar um comentário

0 Comentários