[RESENHA #042] | SKELETON LAKE: ACONTECEU NUM ACAMPAMENTO | ALGERNON BLACKWOOD

Sinopse: Em um acampamento de caça montado num local de nome peculiar, Skeleton Lake, um grupo de caçadores segue normalmente a viagem apesar da aura estranha percebida. A paz, no entanto, é interrompida quando um dos integrantes retorna sobrevive a um incidente e compartilha sua história.

Resenha: Assim que soube do projeto Literatura Descoberta, que nos apresenta textos geralmente curtos de autores clássicos, assim podemos dizer, me apaixonei perdidamente por esse formato e espero poder trazer para vocês, pelo menos uma vez por semana, minhas impressões sobre esses contos.

O conto de hoje, Skeleton Lake: Aconteceu num Acampamento de Algernon Blackwood, foi meu primeiro contato com esse escritor que há muito já queria conhecer. E, posso dizer, que gostei muito dele. Além de ter uma escrita muito fluída, esse pequeno conto pode ser lido em alguns minutos, mesmo porque, assim que começamos, Blackwood, nos laça em sua narrativa onde brinca com o gênero policial e suspense sobrenatural.

"- Então caminhei por todo aquele lado da ilha, esperando que ele tivesse o alcançado sem que eu visse, sempre lembrando que havia escutado aquele terrível último grito dele na escuridão, daí a noite caiu impenetrável, com um maldito cobertor grosso vindo do céu e..."

Nos dias de hoje, não é nenhuma novidade esse tipo de literatura, mas em 1906, quando foi publicado, provavelmente deve ter provocado alguns suspiros de desconfiança e medo, pois mesmo sendo um conto simples, é instigante e te faz querer saber mais daquele homem que chega em um acampamento pelo lago, quase morto e com uma história duvidosa e assombrosa para contar. 

Obviamente, que não tem como se aprofundar nos personagens apresentados durante a narrativa de nosso "host" [sim, é em primeira pessoa], mas toda sua estrutura foi muito bem construída e te faz sentir como se estivesse ali naquele acampamento.

A tradução de Laura Scaramussa Azevedo, ficou muito boa e o ebook foi muito bem editado. Sem dúvida alguma espero que esse projeto seja sem fim, pois a cada dia seremos brindados com mais textos clássicos e inéditos até então no Brasil. Lembrando que todo o projeto é gratuito para os assinantes do Kindle Unlimited e, geralmente, em cada lançamento são disponibilizados de forma gratuita para todos, também pela Amazon e no instagram da Literatura Descoberta. 

Absolutamente, I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.


Autor: Algernon Blackwood foi um escritor, narrador e jornalista britânico. Nasceu em 14 de março de 1869 em Shooter's Hill, hoje parte de Londres. Durante sua vida, teve diversas carreiras, foi jornalista, repórter, bartender, modelo, secretário e professor de violino, além de ser um dos mais prolíficos escritores de histórias de fantasma. Com quase quarenta anos, depois de anos vivendo na América do Norte, voltou para a Inglaterra, onde começou a escrever histórias sobrenaturais. Blackwood obteve sucesso enquanto autor do gênero, publicando dez coletâneas de contos, quatorze novelas, vários livros infantis e peças. Ele também escrevia histórias sob encomenda para jornais, de forma que não se sabe exatamente quantas obras o autor produziu. Blackwood morreu depois de sofrer uma série de derrames. A causa oficial de sua morte, que aconteceu no dia 10 de dezembro de 1951, foi trombose cerebral. Suas cinzas foram espalhadas nos Alpes Suíços.


Ficha Técnica:
Título: Skeleton Lake: Aconteceu num Acampamento
Autor: Algernon Blackwood
Tradução: Laura Scaramussa Azevedo
Editora: Literatura Descoberta
Páginas: 19
Ano: 2022
ASIN: B0B79383YH

Postar um comentário

0 Comentários