[RESENHA #052] CASTELLA | PARK MIN-GYU


Sinopse:
 
Tido como um dos mais inovadores expoentes da literatura coreana moderna, Park Min-Gyu espanta os leitores com sua escrita criativa, cheia de elementos fantásticos. Com uma linguagem coloquial e, ao mesmo tempo, literária, o caráter lúdico de sua escrita, misturado com uma boa dose de cinismo e ironia, presenteia os leitores de "Castella" com contos que revelam as idiossincrasias e a desigualdade social na Coreia do Sul, mas que transcendem o espaço físico da península, reverberando até nossas encostas tropicais brasileiras.

Resenha: Excêntrico!! Se eu tivesse que resumir em apenas uma palavra esta antologia de contos do escritor Park Min-Gyu, seria exatamente essa: Excêntrico. Porém, não descreveria toda a grandiosidade desse escritor coreano. Mesmo tentando nos despistar com sua introdução em Castella, talvez seja aquela mentira branca para que a curiosidade do leitor seja mais do atiçada, assim como foi no meu caso. E já no primeiro conto explicitei um "que mentira deslavada", sobre o autor dizer sobre seus contos não terem grandes significados, é sim uma enorme mentira deslavada.


Castella tem uma premissa muito interessante que é falar sobre o cotidiano do coreano comum. Pode ser um funcionário de um parquinho de pedalinhos, pode ser um mero estudante, alguém que está passando dificuldades e acaba indo morar em lugares que não teriam essa finalidade ou qualquer outro assunto mais trivial possível. É nesse mundo comum que Park Min-Gyu insere o extravagante, o insensato e até o inexistente. Em todos os contos temos algo que não é absolutamente nada comum na vida,  como um armário que se acha um veterano de guerra ou uma transmutação de homem-guaxinin ou até mesmo um homem girafa entre outras coisas bizarras, para dizer o mínimo.
 

Mas é nesse mundo que a gente acaba se afeiçoando onde nada é o que parece ser e o normal é bem diferente do nosso normal. Os animais e alienígenas são muito bem explorados nos contos de Castella, porém mesmo num mundo que poderia até ser chamado de distópico, Park Min-Gyu aproveita cada conto e estapeia a sociedade coreana com críticas mordazes e eloquentes, além de profundas e sem quaisquer filtros; Park Min-Gyu é absolutamente brilhante em esconder histórias absurdas, mas totalmente coerentes, sob o manto da crítica sócio-econômica-cultural e não o contrário. Fica muitíssimo claro essa nuance assim que você avança na leitura e percebe que existe uma inversão de valores literários nas histórias de Min-Gyu, mesmo que pareçam histórias surrealistas "coerentes" com fundo crítico social, cultural e econômico, é na verdade como disse acima, o inverso disso. 

A tristeza e o desânimo foram outros fatores bastante evidenciados nos contos de Castella, a maioria de seus personagens principais são pessoas que não têm esperança de mais nada, mesmo ainda novos, parecem que já sentem na pele o peso absurdo da sociedade coreana em seus ombros. Mas mesmo assim, as histórias são muito interessantes em suas resoluções fantásticas e totalmente imprevisíveis. Apesar dos contos não terem ligação entre si e numa interpretação totalmente livre, pode-se dizer que os personagens principais dos dez contos apresentados são facetas de um mesmo homem em diversas fases de várias vidas, algo como um multiverso.


Mas não pense que os contos são pesados ou "cinzentos", nada disso, "Tia do Yakult" por exemplo é um dos contos mais engraçados que eu li na vida; tanto que chega uma hora que você precisa para para deixar a risada acabar. É o que Park Min-Gyu faz, nos apresenta o comum apimentado com o absurdo, mas seriamente divertido.

A Martin Claret indiscutivelmente, acertou em cheio em trazer um autor totalmente desconhecido do leitor brasileiro e com histórias mais do que extraordinárias dando um frescor na literatura contista no Brasil. A edição de Castella é em capa dura e com uma ilustração que reflete exatamente o que o leitor vai encontrar pela frente. Também foi formatado com fontes agradáveis e papel pólen de alta qualidade. Não precisa acreditar em mim, mas Castella foi uma das minhas melhores leituras do ano de 2022, portando, claro que é é I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.


Autor: Park Min-gyu nasceu em Ulsan, em 1968. Graduado pela Universidade de Chungang, seus dois primeiros romances, Lenda dos super-heróis do mundo (Chigu yongung chonsol) e 'Último fã clube 'Sammi Superstars (Sammi syuposuta oe majimak paenkullob), ambos publicados em 2003, deram a ele o prêmio Munhak Dongne Author Award e o prêmio literário Hankyoreh, respectivamente. Seu conto Raccoon World (Komawo, kwayon neoguri-ya) foi incluso em 2005 na coletânea Yi Sang Literary Award Collection.


Ficha Técnica:
Título: Castella
Autor: Park Min-Gyu
Tradução: Nick Farewell
Editora: Martin Claret
Páginas: 416
Ano: 2022
ISBN: 9786559101238

Postar um comentário

0 Comentários