[RESENHA #044] O CRÂNIO | PHILIP K. DICK


Sinopse:
 
Um criminoso recebe uma importante tarefa: assassinar um homem. Seria uma tarefa fácil para ele, não fosse uma particularidade: o homem havia morrido séculos antes. Voltando no tempo com o único objeto que poderá ajudá-lo a encontrar seu alvo, o crânio do homem, ele parte para a difícil missão.

Resenha: Quanto mais me aprofundo nos ebooks do projeto Literatura Descoberta, mais apaixonado eu fico por essa grande e bacana iniciativa que prima pela qualidade por todos os lados, além de não se prender num único estilo seja drama, horror, policial, romance e claro, a ficção científica.

O conto de hoje, O Crânio, foi publicado originalmente em 1952 pelo espetacular Philip K. Dick, um dos grandes expoentes da Ficção Científica de todos os  tempos. Como não poderia deixar de ser, O Crânio trás uma história sobre viagem no tempo, onde nosso personagem principal precisa assassinar um homem que mudou o rumo do mundo. Um dos problemas é que ele já havia morrido misteriosamente alguns séculos antes e a única forma de saber exatamente quem foi esse homem, era a comparação com seu crânio.

"Conger ficou em silêncio por um bom tempo. Ele encarou os ossos, os quais mal se podia ver na reentrância da parede. Como poderia um homem morto dois séculos atrás ser assassinado? Como ele poderia ser perseguido, encurralado?"

A escrita de Philip é sempre revigorante, mesmo parecendo um pouco direta e insensível, talvez, a fluidez de suas ideias nos arrebatam de uma forma tão absoluta e envolvente, que não tem como parar. E, sendo um conto, esse desejo fica ainda maior. Mas, mesmo nesse pequeno "espaço", Dick encontra meios de estapear a sociedade da época com sua crítica mordaz e sem filtros, onde nos mostra a mesquinhez e a pouca importância que a vida de alguns tem no cotidiano dos que estão no poder.

Em se tratando de viagem no tempo, obviamente que não poderia faltar um dos maiores vilões desse tipo de assunto, o paradoxo. Acredito que o brilhantismo de O Crânio, seja exatamente esse problema o qual é colocado de propósito para deixar o leitor pensando muito tempo depois que terminada essa pequena aula de "produção literária de ficção científica brilhantemente executada".

"Sem a guerra, a massa inútil e incompetente da humanidade, sem treinamento ou inteligência, pode crescer e se expandir sem qualquer supervisão. A guerra agia para diminuir seus números, assim como as tempestades, terremotos e secas, era o jeito da natureza de eliminar os inaptos."

A tradução de Laura Scaramussa Azevedo, mais uma vez ficou muito boa e o ebook foi muito bem editado, o que deixa O Crânio de Philip K. Dick e publicado pela editora Literatura Descoberta, mais prazeroso do que nunca. E como disse na publicação anterior, todos os contos estão disponíveis para compra ou gratuitamente para assinantes do Kindle Unlimited. 

Absolutamente, I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.


Autor: Philip K. Dick foi um autor americano muito conhecido por suas obras de ficção científica. Muito prolífico, publicou 44 romances e aproximadamente 121 contos. Suas obras exploravam temas como realidades alternativas, simulacros, grandes corporações, uso de drogas, autoritarismo e estados alterados de consciência. Dick e sua irmã gêmea, Jane, nasceram em Chicago, no dia 16 de dezembro de 1928. Quando os dois tinham seis semanas de vida, Jane faleceu, fato que influenciou o lugar comum de "gêmeos fantasmas" na obra de Dick. Quando Philip tinha cinco anos, seu pai foi transferido para Reno, Nevada. Sua mãe se recusou a acompanhá-lo e, por isso, o casal se divorciou. Então, ela se mudou com o filho para Washington D. C., onde o escritor começou a mostrar seu talento para contar histórias. Em 1938, os dois voltaram para a Califórnia e, foi nesse período que Dick começou a ter interesse por ficção científica. Philip K. Dick faleceu em 25 de fevereiro de 1982 e suas cinzas foram enterradas ao lado de sua irmã, Jane.


Ficha Técnica:
Título: O Crânio
Autor: Philip K. Dick
Tradução: Laura Scaramussa Azevedo
Editora: Literatura Descoberta
Páginas: 47
Ano: 2022
ASIN: B09RB7SQB2

Postar um comentário

0 Comentários