[RESENHA #047] DAVID SWAN | NATHANIEL HAWTHORNE


Sinopse:
 
No conto "David Swan", Nathaniel Hawthorne propõe uma reflexão ao leitor: e se soubéssemos de tudo que poderia ter acontecido em nossas vidas? Depois de andar por várias horas com destino a Boston, o jovem David Swan decide parar para dormir um pouco na beira da estrada. No entanto, durante seu sono, acontecimentos que poderiam mudar a vida do jovem.

Resenha: O projeto Literatura Descoberta, dessa vez, acrescentou mais um autor na minha enorme lista de leitor, Nathaniel Hawthorne. Mesmo conhecendo o autor pela sua obra mais famosa, "A Letra Escarlate", nunca tive a oportunidade de conhecer a escrita desse, também, tão falado escritor.

Em David Swan, um conto com apenas 12 páginas, Hawthorne nos apresenta o mundo da possibilidades ou das oportunidades. Sabendo que em nossas vidas todos temos aquele momento em que alguma chance de acender bate à nossa porta, o autor brincou com várias possibilidades positivas na vida de uma pessoa, mas que foram apresentadas de uma forma um pouco diferente. Todas as ótimas oportunidades que David Swan teve em um dia qualquer, mas que poderia ser o dia da mudança de vida de nosso personagem, foram apresentas enquanto ele dormia profundamente na beira de uma estrada.

"Durante a nossa vida, nós só ficamos cientes de parte dos eventos que influenciam diretamente a nossa trajetória e nosso destino final"

De certa forma, o brilhantismo de Hawthorne em colocar eventos como oportunidades para uma pessoa que não está ciente de absolutamente nada ao seu redor, nos faz pensar em como todas as coisas que acontecem em nossas vidas nos são apresentadas. A pequena estória de David Swan demostra, brilhantemente como disse, que nossas opções nem sempre são apenas aquelas que nos são apresentadas conscientemente, mas sim, que involuntariamente ou até mesmo inconscientemente, podemos dizer, nós estamos a todo momento sujeitos à oportunidades.

Pode-se dizer que David Swan é também uma metáfora de nosso livre arbítrio onde podemos escolher tudo o que quisermos para nossa vida, porém de uma forma ilustrada, todas essas escolhas são feitas com apenas um olho aberto e consciente, enquanto seu par está sempre fechado e inconsciente ao acontecimentos da vida. O que também traz à tona a velha e sem resposta pergunta: E se..?.

"Adormecidos ou acordados, não ouvimos os passos graciosos dos estranhos eventos que quase acontecem."

Mais uma vez a tradução de Laura Scaramussa Azevedo, ficou muito boa e o ebook foi muito bem editado. Publicado pela editora Literatura Descoberta, David Swan de Nathaniel Hawthorne é absolutamente, I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.


Autor: Nasceu em Salém, Massachusetts, em1804. Depois de se formar no Bowdoin College, no Maine, voltou à sua cidade natal, onde escreveu grande parte de suas histórias magistrais sobre o período colonial americano, muitas das quais foram reunidas na coletânea Twice-told tales (1837). De 1839 a 1840, trabalhou na alfândega de Boston, e em 1841 passou vários meses na comunidade experimental de Brook Farm. Após o casamento com Sophia Peabody, mudou-se para o presbitério conhecido como Old Manse, em Concord; lá, entre 1842 e 1845, escreveu a maioria das histórias de Mosses from an old manse (1846). Sua carreira como romancista começou com A letra escarlate (1850), cuja célebre introdução, “A alfândega”, relembra o período em que serviu nessa repartição em Salém. Num curto espaço de tempo, seguiram-se A casa das sete torres (1851) e The Blithedale romance (1852).


Ficha Técnica:
Título: David Swan
Autor: Nathaniel Hawthorne
Tradução: Laura Scaramussa Azevedo
Editora: Literatura Descoberta
Páginas: 12
Ano: 2020
ASIN: B08QG773BS

Postar um comentário

0 Comentários