[RESENHA #051] KEITH MOON: A VIDA E A MORTE DE UMA LENDA DO ROCK | TONY FLETCHER


Sinopse: Este livro traça a notável jornada de Keith Moon com uma precisão aguda, de sua infância na classe trabalhadora do noroeste de Londres, passando pelos anos de glória do The Who, até a vida boa na Califórnia e uma morte triste e prematura. Viveu a mil por hora e por isso é reconhecido como um dos personagens mais selvagens do rock. Ao pesquisar uma história hoje distorcida por mitos de depravação e anarquia cômica, Tony Fletcher entrevistou mais de 120 amigos, familiares, companheiros de banda, empresários e afins. O resultado é um retrato pessoal e pungente de um garoto totalmente incorrigível, porém de uma generosidade única, que nunca cresceu, e que mudou as vidas de todos os que o conheceram. O primeiro e único Keith Moon.

Resenha: A vida particular dos famosos sempre despertou a curiosidade dos fãs pelo mundo afora. Não importa se o famoso é do ramo cinematográfico, artes, política ou seja lá o que for. Mas acredito que a curiosidade pelos bastidores da fama sempre é mais atraída quando falamos de ídolos do Rock, ainda mais se esse ídolo teve sua ascensão na época de ouro [vamos dizer assim mesmo] do Rock 'n' Roll, onde a cada dia tínhamos uma novidade que nos enchia de adrenalina e cativava ainda mais, nos tornando fãs ferrenhos de determinadas bandas ou artistas inovadores daquela época. Mas nada no mundo nos preparou para  uma das estrelas mais fenomenais do mundo da música e uma das pouquíssimas pessoas que podem ser realmente relacionadas ao lema máximo "Sexo, Drogas e Rock 'n' Roll, aliás não duvido nada se esse lema não foi criado depois da vida mais do que conturbada dessa lenda: Keith Moon.

Tony Fletcher fez um trabalho espetacular de pesquisa e entrevistas para essa mais do que completa biografia de Keith Moon. Ainda que algumas pessoas possam pensar que biografias não passam de disse me disse e fofocas, esse livro mais do que prova que biografias, muitas vezes, são importantes para entender do que o biografado passou. Longe de ser uma réplica de notícias ou falácias, uma biografia séria leva anos de pesquisa e entrevistas, quando possível, com as pessoas que conviveram com o biografado. E, justamente, Fletcher foi um grande mestre em recriar toda a vida do grande Keith Moon desde sua vida antes da fama e até um pouco mais após sua morte.


É por essa razão que essa biografia desnuda Moon trazendo informações estarrecedoras de sua vida particular. Moon, apesar de ser um cara divertidíssimo não era de forma alguma perfeito, aliás, perfeição somente nas baquetas com seu jeito único de tocar. Fletcher demonstra todos os problemas que Moon teve que enfrentar durante sua curta vida, mas o principal de tudo isso, levando em conta tudo que essas lenda foi capaz de fazer fora dos palcos, é demonstrar o porquê de um comportamento totalmente fora dos padrões até mesmo de nossa época. 

Moon enfrentou situações trágicas na sua vida, mas nunca foi realmente responsabilizado por nenhuma delas, nem mesmo as que levaram a morte de um de seus funcionários. Fletcher, faz uma profunda análise das razões das múltiplas personalidades de Moon que foram evidenciadas por toda sua vida através das fantasias que ele viva todos os dias de sua vida conturbada. É difícil saber se algo poderia ter sido diferente em sua vida caso seu distúrbio fosse tratado na infância e adolescência, mas a questão é que não foi e isso pode ter sido a razão primordial de sua vida ter sido tão curta.
 

Mas fora todos os problemas que Moon enfrentou, Tony também demonstra como era divertido e recompensador ser amigo de Keith. Todos sem exceção sempre o descreveram como um ser humano divertido, alegre, intenso e muito empático. Existem diversas passagens onde ele demonstra principalmente sua generosidade até mesmo com pessoas que ele nem mesmo conhecia. Moon muitas vezes dava o que tinha no bolso para alguém se ele soubesse que aquilo poderia ajudar a pessoa em questão.

Obviamente, tendo em vista a ascensão de Moon na maior banda de rock de todos os tempos, o The Who, o livro tem uma visão dos bastidores de todos os discos da fase Moon e também fala um pouco sobre alguns após sua morte. É extremamente interessante ver todos esses bastidores da discografia do The Who desde os primórdios até a fama mais do que merecida. Fletcher também não deixa de fora os problemas e inimizade inicial dos integrante da banda e como esses laços foram se apertando, demonstrando que com o passar dos anos as amizades eram sinceras, mas muito, muito complicadas de se explicar, mas que com a exposição, algumas rasas e outras bem mais profundas, da vida dos outros membros do The Who, as coisas ficam bem mais claras de se entender.
 

Uma coisa que eu fiquei bem satisfeito nessa biografia foi a extensa e esclarecedora vida do The Who na fase Keith Moon, talvez essa seja uma das melhores biografias do The Who no mercado sem que seja especificamente uma biografia da banda. Tanto o é que o autor se estende por assuntos escolhidos alguns anos após a morte de Moon, relatando até a morte de John Entwhistle, que nos deixou em junho de 2002.

O The Who ainda está na ativa com seu mentor Pete Townshend e Roger Daltrey fazendo shows e lançando discos ao vivo e, se não me engano, um com músicas inéditas; mas depois da morte de Moon, a banda nunca mais foi a mesma. Keith nunca foi bom em composições mas era um exímio músico que dava tudo de si quando subia no palco e mesmo nas gravações de estúdio. Talvez fosse sua paixão pela bateria que deixava tudo mais brutal em suas apresentações com o The Who mundo afora, a qual ele amava com todas as suas forças.


Keith John Moon pode ter tido diversos problemas em sua vida particular devido principalmente a seu distúrbio não tratado, mas foi inegavelmente um ser humano que viveu a vida intensamente sem barreiras e alegrando o mundo de muitas pessoas em sua curta vida e mais do que tudo, um músico fenomenal com uma maneira única de tocar e se expressar musicalmente, uma verdadeira lenda do Rock. 

Se não bastasse ser uma das melhores biografias que eu li em toda minha vida de leitor, a editora Belas Letras fez um trabalho estupendo apresentando ao mercado uma edição muito bem feita, com ilustrações entre os capítulos, design gráfico impecável, fonte agradável, papel pólen e uma edição bastante robusta e resistente apesar do formato brochura. A foto da capa foi tirada de um show em outubro de 1975, no Ahoy em Rotterdam, o que diga-se de passagem, demonstra toda a força e o carismo que Moon sempre teve. Keith Moon: A Vida e a Morte de Uma Lenda do Rock de Tony Fletcher e publicado pela editora Belas Letras é sem dúvida alguma, I.M.P.E.R.D.Í.V.EL.


Autor: Tony Fletcher é autor de oito livros, entre eles biografias do R.E.M. e do The Smiths e um romance. Criado no sul de Londres, se mudou para a cidade de Nova York no final dos anos 1980. Veterano do jornalismo impresso, de rádio e de TV, Fletcher vive hoje nas montanhas Catskills com sua esposa e filhos.
 

Ficha Técnica:
Título: Keith Moon: A vida e a morte de uma lenda do rock
Autor: Tony Fletcher
Tradução: Paulo Alves
Editora: Belas Letras
Páginas: 944
Ano: 2021
ISBN: 9766855371512

Postar um comentário

0 Comentários