[RESENHA #053] LIVROS DE SANGUE - VOLUME 01 | CLIVE BARKER


Sinopse:
 
A Macabra Filmes, em parceria com a DarkSide Books, realiza um grande sonho dos fãs de horror no Brasil: a coleção completa de Livros de Sangue, de Clive Barker, chega para os leitores brasileiros com um tratamento… visceral. Chegou a hora de mergulhar no clássico moderno do horror escrito pelo mestre inigualável do gênero. Clive Barker já é autor da casa. Hellraiser, Candyman e Evangelho de Sangue demonstraram os prazeres do horror ao longo da história da DarkSide Books, mas o que os leitores mais desejavam estava por vir: Livros de Sangue é a obra máxima do autor, e estava fora de catálogo há décadas. Agora, ela volta ― e bem a tempo de celebrar os oito anos da editora. O primeiro volume da coleção Livros de Sangue chega em outubro pela DarkSide Books através do selo Macabra, que apresenta livros e quadrinhos com uma voz artística única e transgressora, e conta com uma tradução cuidadosa de Paulo Raviere ― já conhecido entre os darksiders por seu trabalho em O Mal Nosso de Cada Dia, O Médico e o Monstro e Outros Experimentos e Antologia Macabra. Cesar Bravo, autor de vhs: Verdadeiras Histórias de Sangue, também empresta seu talento para homenagear o gênio macabro em uma introdução exclusiva para a edição brasileira aprovada pelo próprio Clive Barker. O mestre do horror visceral tem uma escrita peculiar, provocante e poética, e nos leva a teatros assombrados, estações de trem escuras e vazias, penitenciárias duvidosas e promove encontros que ficarão para sempre na memória dos leitores. Livros de Sangue é um verdadeiro pacto, um mergulho na mente sombria de Clive Barker e nos monstros que moram dentro de nós. A Colheita Macabra na DarkSide BooksA Macabra Filmes e a DarkSide® Books selaram um pacto eterno e inauguraram, no início de 2020, o selo Macabra para apresentar livros e quadrinhos transgressores ao público brasileiro. O selo, que já publicou Vitorianas Macabras, Medicina Macabra e Antologia Macabra, apresenta agora a sua segunda safra do ano: Livros de Sangue, a antologia definitiva do mestre Clive Barker; A Garota da Casa ao Lado, um dos clássicos contemporâneos mais perturbadores já publicados; Invasores de Corpos, obra-prima do terror e da ficção científica; e Condado Maldito, a série de horror em quadrinhos sobre bruxas e assombrações. A fazenda está pronta para cultivar o horror em todas as suas formas.

Resenha: Teve um época que o horror fazia grande sucesso em todas as mídias conhecidas até então e um dos culpados disso foi um grande talento chamado Clive Barker. Não tão conhecido pelos brasileiros, como Stephen King por exemplo, criou obras que reformularam a maneira de se fazer terror no mundo todo, principalmente na literatura. Seu estilo visceral, brutal e sangrento levou o medo de verdade para muitos leitores de suas obras que são, no mínimo, controversas. Pode-se dizer que a série literária Livros de Sangue resume, entre altos e baixos, o grande poder de disseminar o terror que Barker consegue, através de sua mente obscura, insana e criativa, à todos aqueles que se atrevem a desbravar suas histórias. O primeiro volume de Livros de Sangue nos apresenta cinco histórias, O Livro de Sangue, que é mais uma introdução do que está por vir, O Trem de Carnes da Meia-Noite, O Yattering e Jack, Nas Montanhas, As Cidades, O Blues do Sangue de Porco e Sexo, Morte e Estrelas.
 

Preciso dizer que se eu tivesse lido essa antologia nos anos 80, com toda a certeza ela teria um impacto maior do que teve nos dias de hoje. Sempre tive muita vontade de ler Os Livros de Sangue e isso acabou me trazendo uma expectativa um pouco alta demais. Mas isso não quer dizer que, esse volume pelo menos, me decepcionou, nada disso, só esperava um pouco mais.

Porém, aos incautos que se aventurarem nessa clássica antologia de horror, vão sim gostar de todos os contos apresentados, pois a escrita de Barker é muito boa e ele consegue fazer com que a conexão leitor-personagem seja criada em todas as histórias apresentadas. A que eu mais gostei foi a que eu já conhecia, tendo inclusive assistido o filme, O Trem de Carnes da Meia-Noite, pois nesse a brutalidade, crueldade e hipocrisia são apresentadas ao leitor com tinta vermelho sangue. Se você já assistiu o filme, saiba que há diferenças, mas são poucas, mas gosto muito mais do conto do que do filme. Arrisquem-se.


Acredito que todos os contos apresentados nos trazem um bom divertimento e todos tem um mesmo peso de criatividade, paixão e sangue. O Livro de Sangue como disse, serve mais como um convite ao que vem por todos os seis volumes, O Trem de Carnes na Meia-Noite, traz a violência com propósito, mas sem desculpas, O Yattering e Jack, nos mostra como lidar com um demônio, Nas Montanhas, As Cidades, é um conto que impressiona pela criatividade e o sangue [descubram], O Blues do Sangue de Porco é uma chamada às instituições que sempre escondem algo tenebroso e fatal, sem deixar de ser sangrento, claro e por fim temos Sexo, Morte e Estrelas que ilustra os bastidores da busca pelo sucesso, mesmo que isso seja após a morte. Portanto, se você gosta de antologias de horror que apresenta múltiplas facetas da morte, medo e sangue, Livros de Sangue - Volume 01 vai te agradar em cheio.


A Editora Darkside já é muito famosa pelos seus livros muito bem acabados e bem feitos, porém, desde seus primeiros lançamentos, dos quais eu fui um dos compradores desde seu primeiro lançamento, uma coisa não mudou, o miolo. Livro de Sangue - Volume 01 é apresentado em capa dura e com uma arte absolutamente espetacular, assim como todo o projeto editorial não só dessa obra como de todas que tive contato até hoje, mas como disse, o papel usado no miolo continua me decepcionando e acredito e sempre vou acreditar, que isso poderia ser melhorado, pois à curto prazo os livros sofrem com o tempo dependendo de como é seu armazenamento. Eu, por exemplo, quase perdi algumas obras antigas da editora por esse fato. Então, fiquem cientes que por fora é uma coisa e por dentro é outra bem diferente. E se você levar em conta esse problema e achar que está tudo certo, Livros de Sangue - Volume 01, é sim I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.


Autor: Clive Barker é um artista de inúmeras capacidades e talentos indomáveis. O escritor, cineasta, roteirista, ator, produtor de cinema, artista plástico e dramaturgo, nascido em 1952 em Liverpool, gosta de viver de sua imaginação e é uma joia rara no horror. Clive Barker se tornou mundialmente conhecido na década de 1980, com sua coletânea de histórias curtas e impactantes, Livros de Sangue. A antologia macabra e brutal o estabeleceu como um escritor consagrado do gênero. Seus personagens saíram das linhas perturbadoras de seus contos para protagonizar histórias em quadrinhos e jogos de computador, além de filmes agora clássicos como Hellraiser, A Lenda Candyman e O Último Trem. Parte fundamental de seu trabalho, as pinturas e ilustrações de Barker transmitem sua energia, poder e caos, e já foram exibidas em galerias de arte, nas capas e no interior de seus próprios livros. O mestre do horror visceral tem uma escrita peculiar, provocante, muitas vezes poética, mesmo (e principalmente) quando ele nos apresenta vivissecções, torturas e desmembramentos. Sua vasta produção é fonte de pesquisa para autores, dramaturgos, cineastas, músicos e artistas plásticos que se dispõem a mergulhar nas águas escurecidas e sangrentas do horror.


Ficha Técnica:
Título: Livros de Sangue - Volume 01
Autor: Clive Barker
Tradução: Paulo Raviere
Editora: Darkside | Macabra
Páginas: 240
Ano: 2020
ISBN: 9786555980349

Postar um comentário

0 Comentários