[RESENHA #055] ILÍADA | HOMERO


Sinopse:
 
Livro fundador da literatura ocidental que narra a tragédia de Aquiles e a Guerra de Troia em uma nova tradução do helenista português Frederico Lourenço. Primeiro livro da literatura ocidental, a Ilíada parece se tratar, pelo título, apenas de um breve incidente ocorrido no cerco dos gregos à cidade troiana de Ílion, a crônica de aproximadamente cinquenta dias de uma guerra que durou dez anos. No entanto, graças à maestria de seu autor, essa janela no tempo se abre para paisagens vastíssimas, repletas de personagens e eventos que ficariam marcados para sempre no imaginário ocidental. É nesse épico homérico que surgem figuras como Páris, Helena, Heitor, Ulisses, Aquiles e Agamêmnon, e em seus versos somos transportados diretamente para a intimidade dos deuses, com suas relações familiares complexas e às vezes cômicas. Mas, acima de tudo, a Ilíada é a narrativa da tragédia de Aquiles. Irritado com Agamêmnon, líder da coalizão grega, por seus mandos na guerra, o célebre semideus se retira da batalha, e os troianos passam a impor grandes derrotas aos gregos. Inconformado com a reviravolta, seu escudeiro Pátroclo volta ao combate e acaba morto por Heitor. Cegado pelo ódio, Aquiles retorna à carga sedento por vingança, apesar de todas as previsões sinistras dos oráculos. Esta edição em versos da Ilíada, com tradução do helenista português Frederico Lourenço, é acompanhada de textos introdutórios, uma lista das principais personagens e alianças bélicas e mapas que ajudam o leitor a compreender a complexa geografia homérica.

Resenha: Medo!! Esse sentimento muitas vezes nos faz perder muitas oportunidades. Isso é fato!! Mas quando conseguimos nos libertar de paradigmas e preconceitos, muitas dessas perdas acabam se tornando ganhos na nossa vida; e isso inclui, claro, a literatura. Quantas vezes deixamos de ler determinados livros pelo fato de um preconceito arraigado pelo dito popular que tal história é muito difícil ou você não vai entender a proposta ou simplesmente pelo medo literário? Quantas vezes isso já não aconteceu com tantos leitores por esse mundo afora?

Eu posso dizer que Ilíada sempre foi meu "Calcanhar de Aquiles" [me perdoem pelo trocadilho, mas não pude evitar...kkkk] na literatura, aliás, apenas um deles, mas foi criar a coragem de obter tanto Ilíada quanto Odisseia, que o receio, medo ou seja lá o que for que vinha me acompanhando todos esses anos de leitura, se evaporou e se transformou em desejo incontrolável de ler essa obra mais do que famosa e que carrega o peso mais importante no mundo da literatura que é de ser a obra fundadora da literatura ocidental.


Ilíada nunca foi uma literatura "difícil", só pede um pouco mais de atenção, pois Homero nos apresenta uma gama tão gigantesca de personagens e coadjuvantes que se não houver um pouco de atenção, a gente acaba se perdendo um pouco. Mas a história é bem fluída e emocionante, cheia de reviravoltas e ação, muita ação. 

Realmente podemos dizer que Ilíada é a peça inaugural da literatura moderna [da época, claro], que traz todos as estruturas e tipos de personagens que são explorados [e ainda serão] até os dias de hoje. Obviamente que existem os limites impostos pela época e todas as tradições humanas que também são exploradas ao máximo no meio de uma guerra que já havia durado quase uma década. 

Homero não deixa de lado as críticas socio-econômicas e culturais dentre seus personagens, mostrando que o ser humano é egoísta, manipulador, hipócrita, mas que também faria qualquer coisa pelos seus e principalmente pelo amor, apresentando características como heroísmo, bondade, justiça e caráter. E, no meio disso tudo, ainda temos as manipulações dos deuses que mais parecem um bando de crianças mimadas que ficam "marrudas" quando tiram seus brinquedos e os deixam sem nada. É bastante interessante como a visão dos personagens míticos se assemelham ao dos meros mortais.


Para finalizar, tenho que dizer que Ilíada é espetacular, visceral, "aventuresca", fantástica e aqueles que gostam de uma guerra [fictícia, por favor] extremamente sangrenta e aterradora, vão se deliciar com os Cantos de Ilíada. 

Sei que existem várias edições no mercado literário e pesquisando bastante, optei pela versão da Penguin Clássicos que me pareceu mais acessível em sua tradução e se adequou mais ao meu perfil que é sempre deixar as coisas um pouco mais simplificadas, mas não ordinárias, para que a função de minhas palavras tenham um só resultado: Instigar os leitores a conhecer a obra resenhada e hoje tenho que dizer que Ilíada é O.B.R.I.G.A.T.Ó.R.I.O. aos leitores do mundo inteiro.


Autor: Homero foi um poeta grego que viveu entre os séculos VIII a.C. e VII a.C. A ele, os historiadores atribuíram o feito de ter sido o compilador de dois dos poemas épicos mais conhecidos da Antiguidade grega: Ilíada e Odisseia.


Ficha Técnica:
Título: Ilíada
Autor: Homero
Tradução: Frederico Lourenço
Editora: Penguin Companhia Clássicos
Páginas: 720
Ano: 2013
ISBN: 978856356940 

Postar um comentário

0 Comentários