[RESENHA #056] O SÓSIA | FIÓDOR DOSTOIÉVSKI


Sinopse:
 
A novela psicológica "O sósia" é uma das obras mais significativas de Fiódor Dostoiévski. Publicada em 1846 e reeditada em 1866, não apenas ilustra a evolução criativa do escritor, mostrando sua transição entre a juventude romântica e a maturidade naturalista, como também revela a profundeza daquele interesse pelos problemas sociais e conflitos espirituais que ele manifestou durante toda a sua carreira. Ombreia com seus famosos romances no quesito de excelência literária, embora tenha menos personagens e cenas descritas: o tema de "sósias perfeitos", do homem e seu reflexo no espelho que de repente passa a viver uma vida própria, é desenvolvido nela com uma força quase mágica.

Resenha/Opinião: Sempre vou acreditar que ler Dostoiévski será uma experiência marcante e desafiadora, além de reflexiva e enriquecedora. Todos os livros que li dele me trouxeram exatamente as mesmas coisas e, com O Sósia, não foi diferente. Aliás, se posso dizer que houve alguma diferença foi o desafio maior e a reflexão num tipo de flashback dessa leitura em si.


O Sósia, para começar, foi uma das leituras mais "diferentes" de Dostoiévski, me trazendo uma gama de questionamentos muito maior do que em outras obras do autor. Foi principalmente aquela história de chegar no final e se questionar se eu entendi tudo o que aconteceu ou se precisaria reler tudo para entender melhor. 

Independentemente de qual caso seja, O Sósia é um romance que se relaciona diretamente com a nossa fragilidade de vida, mostrando como vivemos numa redoma de vidro tão fina que a qualquer momento pode se estilhaçar. Dostoiévski ainda "namora" com a [até então não existente]  Síndrome do Pensamento Acelerado" fazendo com que o fluxo de pensamento de nosso personagem principal nos seja apresentado de uma maneira beirando a extrema confusão.


Sim, vai ter momentos em que você, leitor, terá que retornar um pouquinho aquilo que leu para ver se entendeu as mazelas de nosso miserável protagonista, que nos é apresentado como um verdadeiro "duas caras". Mas, de uma certa forma, ainda conseguimos nos afeiçoar ao personagem tamanho sofrimento de antecipação em que vive a todo momento de sua história. 

É interessantíssimo ver suas relações serem totalmente desconstruídas e levadas ao extremo das consequências uma a uma, sem que nosso caro personagem possa ter sequer tempo de entender o que acontece à sua volta e se tornar cada vez mais desesperado e inconsequente.
 

Além da clara homenagem à Gogol, Dostoiévski aproveita para inserir seus temas recorrentes como hipocrisia da sociedade, pobreza, diferenças socioeconômicas, traição, paixão e injustiças. Eu entendo que, mesmo naquela época, Dostoiévski conseguiu escrever com O Sósia uma parábola do mundo moderno, onde cada passo deve ser dado com muito cuidado e com o máximo de proteção possível, pois como disse, o mundo em que vivemos ainda é feito do mais fino vidro transparente e consequentemente frágil às intempéries de cada um dos que nos rodeia. 

Claro que não vai ter segredo em O Sósia, mas mesmo que Fiódor Dostoiévski não fosse meu autor preferido, certamente, diria que todos deveriam ler essa preciosidade, ainda mais nessa edição belíssima e de uma riqueza editorial que só a editora Martin Claret consegue trazer para nós, leitores. Então, não tem como não dizer que O Sósia de Fiódor Dostoiévski, publicado pela editora Martin Claret é sim, I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.


Autor: Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi escritor, jornalista e filósofo. Nascido na Rússia, é considerado um dos pais do existencialismo – em virtude de seus romances que retratam de forma ­ filosófica as patologias psicológicas. Após a morte da esposa e do irmão, viu-se afundado em dívidas, tendo de sustentar a família do irmão, o enteado e um segundo irmão alcoólatra. Para fugir à pressão dos credores, acabou se refugiando em diversas cidades da Europa com sua segunda esposa, sem nunca interromper sua produção literária. A necessidade de dinheiro o forçava a concluir rapidamente seus livros e lhe creditou a frase “a pobreza e a miséria formam o artista”. Dentre suas maiores obras estão Crime e castigo, O idiot­a e Os irmãos Karamazov.


Ficha Técnica:
Título: O Sósia
Autor: Fiódor Dostoiévski
Tradutor: Oleg Almeida
Editora: Martin Claret
Páginas: 196
Ano: 2022
ISBN: 9786559101672

Postar um comentário

0 Comentários