[RESENHA #061] GRANDES ESPERANÇAS | CHARLES DICKENS


Sinopse:
 
Se Charles John Huffman Dickens (1812-1870) foi um escritor irônico e contundente, com Grandes esperanças provou-se capaz também de ser contido e reflexivo, ao produzir o seu último romance. O livro mostra Dickens no auge da forma, produzindo uma história de desilusão que mais tarde seria saudada por autores como George Bernard Shaw e G. K. Chesterton pela perfeição narrativa. A grande característica de Grandes esperanças é ser uma história de redenção moral do protagonista, Pip, um órfão criado rigidamente pela irmã num lar humilde e disfuncional, que, após herdar inesperadamente uma fortuna, rejeita a família e os amigos por se envergonhar da própria origem. No começo conhecemos o infortúnio de Pip, o narrador que vive aterrorizado pela irmã mais velha que, após a morte dos pais, o criou “com a mão de ferro”, bordão para a maneira rígida e por vezes violenta com que trata o filho de criação e também o marido, o ferreiro Joe Gargery. Sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella. Pip imediatamente tem uma queda pela garota, sentimento que se transformará em amor durante a vida adulta e o conduzirá à imoralidade. A vida de Pip sofre uma reviravolta ainda maior quando, já se preparando para o ofício de ferreiro, recebe a visita de um advogado, que anuncia que o jovem é herdeiro de uma fortuna. Após abandonar a família para viver em Londres, Pip passa a desprezar a sua vida anterior, tentando tornar-se digno de se casar com Estella, que, no entanto, não se interessa por seus sentimentos. Dividido em três partes, discutindo a bondade, a culpa e o desejo, o romance originalmente foi escrito como um folhetim e publicado na revista semanal All the Year Round, entre dezembro de 1860 e agosto de 1861, tornando-se um grande sucesso. Dickens toma o cuidado de não buscar a empatia fácil com o leitor, fazendo de Pip um personagem sincero em sua imoralidade e, quando se arrepende, na busca pela redenção.

Resenha/Opinião: Se com a leitura de David Copperfield, Charles Dickens tomou o lugar de autor preferido de Fiódor Dostoiévski na minha vivência literária, em Grandes Esperanças essa posição se solidificou ainda mais. Sem grandes mistérios, Grandes Esperanças, seu penúltimo romance completo, me emocionou de todas as formas possíveis e não me envergonho em dizer que até mesmo as lágrimas se apresentaram ao longo dessa mais do que prazerosa leitura.

Dickens nos apresenta uma boa gama de personagens tão comuns como se pode esperar do mundo "dickensiano", podemos dizer e é justamente nesse "comum", que todas as nossas experiências de vida nos atingem com uma força tão vertiginosa que muitas vezes temos que dar um tempo para digerir toda a história que nos é apresentada. O autor nos diz claramente que todos somos seu personagem principal, Pip, numa vida comum com desejos maiores que poderíamos realizar e o sonho de uma vida melhor com um benfeitor que nos ajude, seja na forma que for.
 

Mas é por essa razão que nós nos identificamos com os personagens dessa história, pois todos nós somos "grandes esperanças" por toda a vida encontrando pessoas e oportunidades que tanto nos ajuda a chegar mais próximo daquele sonho como também, por mais vezes que poderíamos desejar, nos deixa mais longe dele, nos mostrando agruras sem fim e muitos questionamentos aterrados de dúvidas insolúveis sobre se vale toda a cobrança que a vida impõe para continuar e ter esse tal sonho realizado. Não tenho dúvidas que Dickens foi um dos escritores que mais entendeu o ser humano de sua geração e isso fica cada vez mais evidente a cada romance seu.

Grandes Esperanças explora de uma forma bastante ampla as consequências das ações de todos seus personagens. Começando pelo desejo de Pip se tornar um cavalheiro ainda menino e são suas escolhas que definem o destino de todos na linha de sua vida e a complexidade de suas decisões, sejam corretas ou não, se expandem a cada dia em sua vida na busca pela excelência de seus desejos.


Tal como na nossa própria vida, Pip é incessantemente colocado à prova diante de situações em que deve escolher o melhor caminho para os seus sonhos e muitas vezes essas escolhas batem de frente com as escolhas de seus amigos, seus inimigos e também com sua paixão não correspondida. É muito interessante ver como a vida literária dos personagens de Grandes Esperanças se confunde com a vida cotidiana de cada um de nós e isso Dickens faz com maestria.

Grandes Esperanças é um romance arrebatador e apaixonante onde ficamos grudados a cada palavra lida e a cada página virada e na sua resolução fica o gosto amargo da saudade daquele mundo "dickensiano" que tanto nos define e principalmente, nos agrada. Simplesmente, O.B.R.I.G.A.T.Ó.R.I.O.


Autor: CHARLES DICKENS (1812-1870) foi um dos mais importantes autores ingleses de todos os tempos. Autodidata, aprendeu taquigrafia e trabalhou como repórter antes de tornar-se, ainda jovem, um escritor de enorme sucesso. É autor de Uma canção de Natal e Grandes esperanças, entre outros diversos títulos.


Ficha Técnica:
Título: Grandes Esperanças
Autor: Charles Dickens
Tradutor: Paulo Henriques Britto
Editora: Penguin Companhia Clássicos
Páginas: 1160
Ano: 2018
ISBN: 9788563560476

Postar um comentário

0 Comentários