[RESENHA #062] A METAMORFOSE | FRANZ KAFKA


Sinopse: Neste romance, somos apresentados a Gregor Samsa, um vendedor que acorda uma manhã transformado em um inseto repulsivo. Ao longo da narrativa, Kafka nos leva por um labirinto de reflexões sobre a existência humana, a alienação e a solidão. Através da metamorfose de Gregor, o autor nos convida a questionar nossas próprias identidades, nossas relações com os outros e a sociedade em que vivemos. A edição contém também as obras "Um artista da fome" e "Carta ao pai".

Resenha/Opinião: A releitura é uma realidade na vida de todo leitor, pois quem não quer revisitar uma história anos depois para ver se ainda desperta os mesmos sentimentos? No meu caso, dessa vez resolvi revisitar "A Metamorfose" de Franz Kafka e fiquei igualmente chocado com tamanho poder dessa obra atemporal e espetacular.

Kafka já nos apresenta o grande problema de Gregor, nosso personagem principal, logos nas primeiras linhas quando ele acorda e sente que algo está drasticamente diferente na sua vida. Suas suspeitas logo são sanadas e Gregor descobre que da noite para o dia se transformou em um inseto gigante.

A genialidade de Kafka é demonstrada na forma como Gregor encara toda essa transformação, pois a única coisa que mais o preocupa é de ter faltado ao trabalho e como isso poderia prejudicar toda a família que depende dele exclusivamente para se manter. A excelência e o absurdo da situação em que nosso personagem se encontra é tão avassaladora que pode ser comparada com um estado de choque, onde perdemos a razão e enveredamos pelos caminhos mais comuns ao nosso antigo estado psicológico antes de um evento traumático.

Não é de espantar, porém, que Kafka, através do fantástico, nos apresenta profundas críticas sócio-econômicas-culturais no desenrolar da história e é no âmbito familiar seu principal ponto onde ele demostra toda hipocrisia da sociedade que se pode mostrar. A família deveria sempre ser o porto seguro de todos nós, mas em mais vezes que poderíamos gostar, é justamente onde experimentamos as piores decepções de nossas vidas.

Talvez, de um modo metafórico, Kafka demonstra que muitas vezes em nossas vidas teremos mudanças e algumas podem ser bem drásticas e são nessas mudanças que descobrimos quem sempre esteve ao nosso lado e o quão descartáveis somos em algumas situações.

Ao meu ver, A Metamorfose demonstra em quantos pontos o ser humano pode ser substituído e descartado sem a menor cerimônia, seja no trabalho, na vida amorosa, no âmbito familiar como disse acima e também com relação aos ditos amigos. A história de Kafka tem um tom bastante pessimista, porém cheio de realidades tão atuais que bem poderia ter sido escrito nos dias de hoje e teria o mesmo efeito. Exatamente por isso é que se torna uma leitura atemporal e de extrema importância ao ser humano. Como disse, a metáfora embutida na história de Gregor, torna todas as mudanças passíveis de uma aviso bastante claro: Tenha certeza de que quando você mudar, seja por vontade própria ou não, muitos deixarão de te estender a mão, infelizmente.

A editora Martin Claret, nos apresenta mais uma belíssima edição em capa dura e com uma ilustração óbvia, mas perfeita para a insólita e fantástica história de Gregor. A edição ainda conta com dois contos extras, "Um artista da fome", que de certa forma também trata de "mudanças" e "Carta ao Pai", o qual demonstra toda a relação conturbada que Franz tinha com seu pai. Não tenho dúvidas que A Metamorfose de Franz Kafka e publicado pela editora Martin Claret é sim, O.B.R.I.G.A.T.Ó.R.I.O.


Autor: Franz Kafka lamentou durante toda a vida não ter tido mais tempo para escrever - formado em Direito, trabalhava para uma companhia de seguros. Ainda assim, engloba uma das produções mais influentes da literatura do século XX. Nascido em 03 de julho de 1883, em Praga, parte do Império Austro-Húngaro na época, falava tcheco, mas todos os seus romances e contos foram escritos em alemão, língua materna de sua família. Muitas de suas obras foram publicadas postumamente graças a seu amigo Max Brod, que ignorou o último desejo de Kafka, a destruição de todos os seus manuscritos. Faleceu em 03 de junho de 1924.


Ficha Técnica:
Título: A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Tradução: Marlene Holzhausen
Editora: Martin Claret
Páginas: 152 
Ano: 2023
ISBN: 9786559101900

Postar um comentário

0 Comentários