[RESENHA #064] AO VIVO NO VILLAGE VANGUARD | MAX GORDON

 

Sinopse: Ao vivo no Village Vanguard é o título de mais de uma centena de discos de jazz, de John Coltrane e Sonny Rollins a Keith Jarret e Brad Mehldau. Só isso já bastaria para estabelecer a lendária reputação do Vanguard, como os freqüentadores se referem ao clube, de uma das mais prestigiadas casas noturnas do mundo. Escrita ao longo de sete anos, esta "extraordinária biografia" - segundo Whitney Baillet, da revista New Yorker (1980) - reúne 19 divertidas conversas de Max Gordon com vários de seus amigos músicos, poetas e comediantes. Constituindo-se num detalhado painel da história do show business e da vida cultural nos Estados Unidos desde a década de 1930.

Resenha/Opinião: Se você gosta nem que seja um pouquinho daquele jazz tradicional, com toda a certeza que o nome Village Vanguard vai ter algum significado importante no seu conhecimento musical. Eu mesmo tenho esse afeto por um lugar que nunca conheci, mas sei que foi o local onde grandes nomes da música instrumental gravaram discos antológicos.

Essa é a isca que o próprio dono, Max Gordon, nos lança com seu "Ao Vivo no Village Vanguard" para os fãs de jazz. Nomes como Thelonious Monk Miles Davis, John Coltrane, Sony Rollins, Charles Mingus, Rahsaan Roland Kirk e muitos outros músicos passaram pelo Village e deixaram sua marca na historia da casa e do mundo musical. Mas não é só isso, a verdade é que o local quando foi aberto em 1934, tinha o intuído de abrigar poetas, atores e cantores, o que fez com muita maestria, encaminhando muita gente ao estrelato depois de terem feito fama nos palcos do Village como atrizes, atores, roteiristas e cantores de blues daquele tempo.


É interessante ler como Gordon acabou se envolvendo com o ramo de boates nos anos 30 e foi se especializando tanto que foi dono simultaneamente de 3 casas durante sua vida. Mas sua paixão mesmo acabou sendo o Village e é nesse relato onde, ao longo de 200 páginas, ficamos conhecendo a história de um local ainda vivo e marcante nos dias de hoje. Mas não espere grandes curiosidades sobre os músicos que passaram por lá, pois Gordon não se aprofunda muito nesses detalhes, porém as que ele aborda são realmente muito curiosas, principalmente quando se trata de músicos como Miles Davies e Charles Mingus, por exemplo. 

"Ao Vivo no Village Vanguard" é um livro para os amantes do jazz que queiram saber um pouco mais sobre o icônico local que marcou gerações com apresentações espetaculares e outras nem tanto. Max Gordon o administrou por mais de 50 anos e nos deixou um pouco de tudo o que ele testemunhou em todas as noites desde sua inauguração em 1935. Gordon nos deixou um relato muito prazeroso e fluído, principalmente se combinado com a audição de um dos grandes discos gravado na casa.

Sem dúvida alguma, "Ao Vivo no Village Vanguard" de Max Gordon, proprietário e autor, é mais do que IMPERDÍVEL é O.B.R.I.G.A.T.Ó.R.I.O.


Autor: Max Gordon foi um promotor de jazz e fundador do clube Village Vanguard na cidade de Nova Iorque. Faleceu em 11 de maio de 1989 aos 86 anos.


Ficha Técnica:
Título: Ao Vivo no Village Vanguard
Autor: Max Gordon
Tradutor: Cid Knipel
Editora: Cosac Naify
Páginas: 232
Ano: 2006
ISBN: 9788575034866 

Postar um comentário

0 Comentários