
Resenha/Opinião: Considerada a obra fundadora da literatura russa, Evguiêni Oniéguin, pode até assustar logo de cara, pois temos uma literatura considerada "difícil" e que é contada na forma de romance em versos. Se o primeiro já pode afastar uma boa gama de leitores, o segundo afasta mais ainda. Porém, ambos tópicos não poderiam estar mais equivocados do que já estão, pois não é por nada que Aleksandr Púchkin é considerado o pai da literatura russa e serviu de inspiração para toda uma geração de escritores que hoje também são considerados como clássicos.
Se Púchkin sabia da importância de seu romance inaugural ou não, seria assunto para especialistas debaterem com prazer inenarrável. O que posso dizer é que Aleksandr Púchkin nos apresenta um romance fluído, emocionante e impossível de se largar um minuto que seja, pois apesar do "modelo" verso, a história é tão bem escrita que nos esquecemos que estamos lidando com palavras rimadas.

A gama de personagens é bem restrita deixando a leitura mais fácil e compreensiva, pois basicamente temos o narrador, nosso "herói" Evguiêni Oniéguin e nossa "heroína" Tatiana. Porém, é com alguns personagens secundários que a tensão chega ao seu clímax, onde o autor nos mostra como o orgulho pode trazer consequências trágicas aos envolvidos.
Basicamente, Evguiêni Oniéguin é uma história de amor que devido ao orgulho e arrogância toma rumos inesperados e indesejados, mostrando que muitas vezes decisões erradas podem mudar a vida de várias pessoas irremediavelmente. Simplesmente, O.B.R.I.G.A.T.Ó.R.I.O.

Autor: ALEKSANDR PÚCHKIN nasceu em Moscou em 1799 e faleceu em São Petersburgo em 1837. Maior poeta russo na época romântica, é considerado por muitos o pai da moderna novela russa. Foi pioneiro no uso do discurso informal em seus poemas e peças teatrais, influenciando fortemente os escritores russos seguintes.

Ficha Técnica:

Autor: Aleksandr Púchkin
Tradutor: Rubens Figueiredo
Editora: Penguin Companhia Clássicos
Páginas: 326
Ano: 2023
ISBN: 9788582851586
0 Comentários