Sinopse: Qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando você pensa em um robô humanoide que hackeia o próprio sistema e conquista autonomia? Um banho de sangue? Bem, o autointitulado robô-assassino de Alerta vermelho tem outras prioridades... Mais especificamente, maratonar milhares de horas de conteúdo audiovisual em seu feed de entretenimento. Isso, é claro, se os humanos deixarem.
Porém, ao ser enviado como parte de uma expedição a um planeta remoto ― até mesmo um robô precisa trabalhar ―, uma série de eventos misteriosos coloca em risco os humanos que ele foi designado a proteger. Mesmo sem entender muito bem o motivo, ele agora se importa de verdade com a segurança daquele grupo irritante ― e ninguém vai tocar nos humanos dele. O robô vai se certificar disso.
Ao explorar os limites da inteligência artificial, intrigas políticas e questões como autonomia e identidade pessoal, Martha Wells transcende as fronteiras da ficção científica ao oferecer uma narrativa que seduz tanto entusiastas do gênero quanto leitores ávidos por uma história envolvente.
Resenha/Opinião: Martha Wells já havia me fisgado com seu "Death of the Necromancer", segundo livro da série de fantasia IIe-Rien e como sempre fui fascinado por histórias com robôs, descobri na época que ela tinha, e ainda tem, uma série chamada The Murderbot Diaries ou "Diário de um Robô-Assassino". Tendo sido lançado o primeiro volume, Alerta Vermelho, pela editora Aleph, não tive mais como adiar mais a leitura e felizmente, a edição ficou muito boa e sem os exageros gráficos típicos das capas atuais da editora, nos entregando uma edição muito bonita, bem diagramada e no formato brochura.
Alerta Vermelho é uma leitura rápida, pois além de se tratar de uma novela, você não consegue parar de ler a narrativa do nosso ciborgue que detesta o ser humano e tem uma vontade enorme de exterminar cada um deles e que na verdade, só deseja ficar sozinho e assistir as séries baixadas em sua memória. Mas como nem tudo são flores, ele é obrigado a entrar em ação.
Wells acertou em cheio na criação de um personagem robô, o uniseg, que com características humanas precisa lidar com sua "timidez" por exemplo. Mas isso não quer dizer que ele não vá se utilizar do sarcasmo, mal humor e falta de empatia para "se descobrir" em sua atual realidade de hackeado. Por isso sempre é interessante as passagens em que deixa claro que detesta que o olhem diretamente, assim como também ficar exposto com suas partes orgânicas e próximos aos humanos. A grande sacada pode até ser apresentada como a metáfora do ser humano moderno, que só quer um pouco de paz e tempo para relaxar e assistir suas séries preferidas.
Alerta Vermelho é uma leitura leve, simples e muito divertida que vai agradar a todos os fãs de Ficção Científica e até mesmo quem não está familiarizado com o estilo, pois Martha Wells, com sua ótima e aconchegante escrita, nos apresentou uma boa gama de personagens que, mesmo sem muito aprofundamento, nos rendeu algumas questões de relacionamento humano bem relevantes. Simplesmente, O.B.R.I.G.A.T.Ó.R.I.O.
Autora: MARTHA WELLS já publicou diversos livros de fantasia, ficção científica e não ficção. Suas histórias figuram em revistas e antologias. A série “Diário de um robô-assassino” foi sucesso de público e crítica e está sendo adaptada para a TV. Martha Wells nasceu, cresceu e vive até hoje no Texas, Estados Unidos. Antropóloga de formação, publica ficção especulativa desde 1993, ano de lançamento de seu primeiro romance. A série de ficção científica Diário de um Robô-assassino é seu maior sucesso: os livros entraram para a lista de mais vendidos do New York Times, venceram os prêmios Hugo, Nebula, Locus e outros e mais de uma vez foram indicados ao Goodreads Choice Award. A autora foi traduzida para 25 idiomas e já contribuiu com histórias para as franquias Star Wars e Stargate Atlantis e para o universo expandido do jogo de cartas Magic: the Gathering.
Ficha Técnica:
Título: Alerta Vermelho
Autora: Martha Wells
Tradutora: Laura Pohl
Editora: Aleph
Páginas: 216
Ano: 2024
ISBN: 9788576576327
0 Comentários