Resenha/Opinião: Tenho que admitir que sinceramente não sei muito o dizer de O Jardim de Cimento de Ian Mcewan, mas posso dizer com certeza que foi uma experiência que beirou o brutal. Mesmo que a sinopse já entregue toda a trama, o seu desenrolar foi por muitas vezes chocante, principalmente com a relação entre as "crianças" que sempre foram deixadas sem limites.
A escrita de Mcewan é realmente visceral e bruta, o que deixa o leitor sempre preparado para algum acontecimento inesperado. Seus personagens sempre estão à beira de cometer algum deslize que pode mudar toda a história deles e nessa situação literária, quem fica tenso e roendo cada pedacinho da unha das mãos, é o leitor.
A indiferença com a morte retratada por um dos personagens, choca pelo fato de sua coerência com a vida cotidiana de qualquer família de qualquer época que seja. O pensamento egoísta que [nos] atinge o personagem principal, um adolescente que se vê livre de qualquer responsabilidade após a morte de sua mãe, impressiona pela veracidade se comparada com a atitude dos adolescentes no dias de hoje. Talvez essa falta de empatia ou amor materno do nosso personagem, seja o grande "tapa na cara" ou um tipo de alerta tanto para os pais quanto para a geração da época e porque não dizer, as seguintes também.
O Jardim de Cimento é uma leitura indigesta, cheia de mensagens voltadas ao núcleo familiar e como tudo pode desmoronar se a base dessa família não for suficientemente sólida para aguentar as patadas da vida. Cheia também de situações onde o leitor precisa imaginar ou entender o que está nas entrelinhas. Mas acredito que seja uma leitura necessária, principalmente nos dias de hoje.
Outro ponto que o autor desenvolve de uma forma inovadora para a época, é o crescimento sexual de cada personagem da casa, o que para alguns pode ser um pouco chocante, ou não. Só me arrependo de não a ter conhecido essa história antes, mas como sempre digo, toda leitura tem sua hora. Indiscutivelmente, O.B.R.I.G.A.T.Ó.R.I.O.
Autores: IAN McEWAN nasceu em 1948, em Aldershot, Inglaterra. Publicou duas coletâneas de contos e, entre outros romances, A Criança no Tempo, Amor para Sempre e Amsterdam. Vencedor do Whitbread Award 1987 e do Booker Prize 1998, teve seu romance Reparação indicado ao Booker Prize 2002.
Ficha Técnica:
Título: O Jardim de Cimento
Autor: Ian Mcewan
Tradutor: Jorio Dauster
Editora: Companhia das Letras [Companhia de Bolso]
Páginas: 136
Ano: 2009
ISBN: 9788535915105
0 Comentários