Sinopse: Billy Wiles é um barman que vive à margem de relacionamentos mais profundos. É um cara calmo, meio calado, que apesar de tudo tem um passado terrível. Sua vida corria assim, até que certo dia ele encontrou um bilhete no para-brisa de seu carro: - Se vc não levar este bilhete a polícia, vou matar uma linda professora loura em algum lugar do Condado de Napa. Se vc levar este bilhete a polícia, matarei uma mulher idosa que já fez obras de caridade. Vc tem 6 horas para decidir. A escolha é sua. Parece uma brincadeira doentia, e Lanny Olsen, um policial amigo de Billy, concorda com isso. Seu conselho a Billy era ir para casa e deixar aquilo de lado. Além do mais, os que eles poderiam fazer mesmo se levassem o bilhete a sério? Nenhum crime havia sido cometido. No entanto, menos de 24 horas depois, uma jovem e bela professora loura é encontrada morta, e Billy é o culpado: ele não convenceu a polícia a se envolver no caso. Agora ele tem um novo bilhete, um outro prazo, um outro ultimato... e duas novas vidas por um fio.
Resenha/Opinião: Dean Koontz é um dos escritores mais populares nos EUA e também um dos meu preferidos, mas que no Brasil não passa de um mero "desconhecido". Ignorado pela imprensa e até mesmo pelas editoras que o publicaram por aqui, seus livros acabam enterrados no mercado de usados e estantes virtuais da vida, infelizmente. Dono de histórias cheias de sobrenatural, terror, violência e todo o tipo de medo, ainda hoje é comparado com Stephen King.
Velocidade vem com força total para mostrar que Dean Koontz é um escritor que te segura da primeira até a última página. Com uma escrita fluída, deixando o terror sobrenatural de lado e partindo mais para uma realidade crua e violenta, Koontz nos leva numa viagem onde o ser humano comum, ou quase comum, é forçado a testar seus limites de escolha deixando à mostra o caráter, empatia, egoísmo e até certo ponto, a hipocrisia da vida.
Velocidade tem uma gama de personagens muito bons e que são bem construídos e aproveitados na história das escolhas de Billy, que também tem seu passado obscuro mesclado capítulo a capítulo com a trama principal. Koontz não dá ao leitor um segundo sequer de descanso e como um bom "construtor de ideias", com diálogos envolventes e inteligentes, vemos a capacidade moral do personagem principal ser testada a cada vítima que o "monstro" lhe propõe, sabendo que de qualquer forma as consequências sempre serão cobradas.
Numa o outra visão, as situações em que nosso personagens Billy é colocado, podem ser caracterizadas como uma metáfora das escolhas que fazemos na vida, mostrando claramente que muitas delas podem impactar não só a sua, mas as vidas de outras pessoas que você sequer conhece.
Velocidade foi minha primeira releitura em muitos anos, mas que me trouxe um grande prazer em saber que podemos sim apreciar um livro novamente e descobrir detalhes, citações e coisas do gênero que antes não notávamos por falta de experiência literária, por exemplo. Recomendo Velocidade de Dean Koontz para leitores de Stephen King e também dos que que gostam de thrillers, romances policiais ou simplesmente livros bem escritos. De certa forma, Dean Koontz para mim sempre é I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.
Autor: Dean Koontz é autor de muitos best-sellers das listas dos mais vendidos do New York Times. ele mora com sua mulher, Gerda e seu cachorro, Trixie, no sul da Califórnia.
Ficha Técnica:
Título: Velocidade
Autor: Dean Koontz
Tradutor: Alves Calado
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 384
Ano: 2006
ISBN: 9798520918837
0 Comentários