[RESENHA #077] TEMPOS ROBÓTICOS | ALEX DORNELLES


Sinopse: Tempos Robóticos apresenta ao leitor três contos com o tema principal mais querido entre os amantes da Ficção Científica: Robôs! O Robô sem Passado conta a história de um robô encontrado sem memórias prestes a ser destruído e que apresenta violações das leis robóticas. Uma investigação começa para se descobrir sua origem e acaba levando a uma teia de contravenções ligado a uma máfia perigosa e mortal. Em O Robô de Presente, conhecemos Juninho que adora robôs e deseja um presente especial. O Robô do Futuro, nos leva a utopia do mundo perfeito onde as máquinas e os robôs convivem em perfeita harmonia até que um evento catastrófica muda o cenário mundial da terra e apenas um robô carrega a esperança de sobrevivência da humanidade.

Resenha/Opinião: Apesar de ser uma leitura rápida, Tempos Robóticos nos apresenta uma seleção de três histórias bastante agradáveis entre si. Não tem como negar as influências claras de Asimov e a criação das 3 Leis, aqui aprimorada para 6, em todos os contos apresentados. Sendo um ponto positivo, claro, o autor modifica a clássica lei robótica, aprimorando-a para seu universo totalmente crível e muito interessante. Dornelles ganha mais um ponto por usar nosso ambiente em seus contos e também se utilizar de pouquíssimos estrangeirismos nos nomes dos personagens. Aliás, os usados são mais do que aceitáveis, vez que a humanidade do futuro de Dornelles tem a tecnologia estrangeira mesclada com a da nossa terra.

O Robô de presente, apesar de ser curto, nos envolve de tal maneira que sua conclusão se torna a mais perfeita entre os três contos. Mesmo em poucas palavras podemos entender que a tecnologia robótica pode ser utilizada em todos os setores possíveis, sejam pessoais ou profissionais, trazendo alegria ou facilidades para aqueles que precisam.

Tempos Robóticos se encerra com a utopia da paz e tecnologia vivendo em perfeita harmonia, onde um se "agarra" ao outro deixando a vida justa e realmente prazerosa. Mas como nada é para sempre, um evento muda o curso da terra e os humanos guardam todas suas esperanças em um robô que tem a tecnologia mais avançada para que a humanidade perdure. É bastante interessante o ponto de vista do autor sobre a utopia da felicidade mundial, mesmo deixando bem claro que a humanidade não é e nunca será perfeita. Posso dizer que Tempos Robóticos de Alex Dornelles tem apenas um defeito, é curto, a leitura é bem rápida e você fica querendo muito mais. Então, se você gosta do mundo robótico criado na literatura de ficção científica ou só gosta de uma história [ou histórias] bem contada, Tempos Robóticos é para você. Simplesmente, I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.

Autor: Alex Dornelles é natural de Porto Alegre. Sempre gostou de livros e filmes de ficção, principalmente ficção científica, policiais e fantasia. Também é fã de HQs e gosta de games. Entende que a literatura é uma nobre atividade que contribui com a formação intelectual da sociedade, oportunizando lazer, educação, cultura e reflexões. Formado em Direito e Ciências Contábeis, atuou como escrivão na Polícia Civil do RS e, também, como contador no CRCRS e numa empresa estatal. Escrever era um projeto que vinha amadurecendo desde 2001, quando começou a esboçar suas primeiras páginas.


Ficha Técnica:
Título: Tempos Robóticos
Autor: Alex Dornelles
Páginas: 80
Formato: eBook
Ano: 2024
ASIN: B0D5YPYY52

Postar um comentário

0 Comentários