Resenha/Opinião: Desde que fiz um trabalho de tradução na faculdade há muitos anos, fiquei curioso com A Outra Volta do Parafuso de Henry James, livro usado no dito trabalho. Mas, como sempre acontece comigo, demorou mais de vinte anos para que eu, por fim, conhecesse uma obra tão falada e icônica.
Com o tema Casa Assombrada, Henry James nos leva até a lúgubre Mansão Bly, onde uma mulher foi contratada para cuidar dos sobrinhos órfãos pelo tio e dono do local. Até aí tudo corre bem, as crianças são dóceis e não causam problemas, os empregados são respeitosos e se encantam com nossa protagonista, mas as coisas ficam estranhas quando ela, a governanta, vislumbra alguém ao longe, mas ainda na propriedade, que descobre ser de uma pessoa que trabalhava na mansão, porém, o grande problema é que isso não seria possível, pois ele já havia morrido há tempos.
É desse ponto em diante que o autor incute a dúvida e o medo nos leitores, com uma narrativa envolvente e especulativa, que nos faz perguntar se tudo não passa de um delírio de uma pessoa que anseia pela autoafirmação e reconhecimento alheio, principalmente de seu empregador, que na verdade quer apenas que não o incomodem com absolutamente nada que envolva a Mansão Bly.
O ritmo da história vai se tornando a cada página lida mais angustiante e especulativo, pois sem a confirmação de seus colegas de trabalho, a governanta, nossa personagem sem nome, diga-se de passagem, começa a se questionar se ela não estaria entrando em caminhos mais complexos da mente, se seus devaneios não acabaram lhe trazendo um pouco de loucura ou algo semelhante.
Henry James, através de sua personagem, traz questões relevantes como autoaceitação, insegurança, loucura e ingratidão, mesclados com um ambiente melancólico onde, principalmente as crianças, aparentam ser bem mais do que demonstram ser, a ideia do "monstro atrás do armário" é sempre presente no desenrolar da história. A Outra Volta do Parafuso também traz uma forma de literatura um tanto diferente para os moldes da época onde nem tudo é resolvido ou quase nada é esclarecido, dando ao leitor a sensação de que viria mais por aí em outros títulos do autor. Mas, exaurindo a ideia da especulação e incerteza em todo o romance, James genialmente deixa que o leitor chegue às suas próprias conclusões, principalmente com um final abrupto e surpreendente, nos deixando com aquela sensação de perda imediata ou, ainda, nos questionando, será que eu me perdi em algum momento? Simplesmente, O.B.R.I.G.A.T.Ó.R.I.O.
Autor: Henry James, Jr., foi um escritor nascido nos Estados Unidos e naturalizado britânico. Uma das principais figuras do realismo na literatura do século XIX. Autor de alguns dos romances, contos e críticas literárias mais importantes da literatura de língua inglesa.
Ficha Técnica:
Título: A Outra Volta do Parafuso
Autor: Henry James
Tradutor: Paulo Henriques Britto
Editora: Penguin Companhia Clássicos
Páginas: 200
Ano: 2011
ISBN: 9788563560247
0 Comentários