[RESENHA #049] A FANTASMA AQUÁTICA DE HARROWBY HALL | JOHN KENDRICK BANGS


Sinopse:
 
No conto "David Swan", Nathaniel Hawthorne propõe uma reflexão ao leitor: e se soubéssemos de tudo que poderia ter acontecido em nossas vidas? Depois de andar por várias horas com destino a Boston, o jovem David Swan decide parar para dormir um pouco na beira da estrada. No entanto, durante seu sono, acontecimentos que poderiam mudar a vida do jovem.

Resenha: Mais do que nunca o projeto Literatura Descoberta vem me proporcionando muita diversão literária e até muitas descobertas. A bola da vez foi um autor (até então) desconhecido para mim, John Kendrick Bangs com seu conto "A Fantasma Aquática de Harrowby Hall".

A história segue a linha de casas assombradas, mais especificamente um quarto na véspera de todo natal, precisamente a meia noite, onde uma fantasma aparece e assombra quem estiver no quarto por uma hora e depois desaparece deixando um quarto totalmente molhado e um hospede aterrorizado à beira da loucura. Todo ano os proprietários de Harrowby Hall tentavam em vão impedir o aparecimento daquela úmida assombração que não só trazia imensos prejuízos aos donos do local, com também espalhava cada vez mais a fama de Harrowby Hall ser um local assombrado.

"Ele fez aquilo apenas para me irritar e, com o que eu considero uma reação apropriada, recusei-me a ficar no quarto, ao que meu pai respondeu que eu deveria viver ali ou no quintal, ele não se importava."

O que me surpreendeu em A Fantasma de Harrowby Hall foi justamente a escrita de John Kendrick Bangs, que apesar de se tratar de um conto de horror clássico, consegue trazer uma certa dose de humor ácido nas falas de seus personagens, dando ainda mais fluidez à pequena, porém divertida, história da fantasma molhada. E olha, acredito que daria um belo filme de horror nos dias de hoje.


O melhor de tudo é que Kendrick tratou muito bem esse conto dando um final mais do que adequado deixando, ainda, um gostinho de quero mais. Apesar de quase todos os contos terem esse gancho de leitura, esse realmente me deixou querendo uma "continuação" ou quem sabe uma releitura em forma de novela.

"O relógio soou à meia-noite. Houve um súbito bater de portas, uma rajada de vento frio invadiu os corredores, a porta que levava à câmara assombrada se abriu, um borrifo foi ouvido e a fantasma aquática vista ao lado do herdeiro de Harrowby."

Mais uma vez a tradução de Laura Scaramussa Azevedo, ficou muito boa e o ebook foi muito bem editado. Publicado pela editora Literatura Descoberta, A Fantasma Aquática de Harrowby Hall de John Kendrick Bangs é sim absolutamente, I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.


Autor: John Kendrick Bangs foi um escritor, humorista, editor e satirista americano nascido em Yonkers, estado de Nova Yourk, em 27 de maio de 1862. Graduou-se em Ciências Políticas na Columbia College, onde foi editor da revista literária da faculdade, Acta Columbia até 1883. Em 1884 tornou-se editor associado da revista Life, contribuindo com diversos artigos e poemas para a revista. Neste período, também publicou seus primeiros livros. No período entre 1888 e1901, trabalhou em diversas publicações da editora Harper e foi editor dos Departamentos de Humor das três revistas da editora. Depois de deixar a Harper em 1901, foi editor das revistas New Metropolitan e Puck, a segunda uma das mais proeminentes publicações de humor da época. Neste período, voltou seu interesse também para o drama. John Kendrick Bangs faleceu no dia 21 de janeiro de 1922 em Atlantic City, Nova Jersey, devido a um câncer no estômago.

Ficha Técnica:
Título: A Fantasma Aquática de Harrowby Hall
Autor: John Kendrick Bangs
Tradução: Laura Scaramussa Azevedo
Editora: Literatura Descoberta
Ano: 2022
ASIN: B0BFFMPTQJ

Postar um comentário

0 Comentários