[RESENHA #057] O METAL LUNAR | GARRETT P. SERVISS


Sinopse:
 
Quando a humanidade descobre uma gigantesca reserva de ouro no Polo Sul, o mercado econômico entra em colapso sem uma medida padrão e logo começa uma corrida desenfreada por um substituto do valioso metal. Depois de muita procura, um misterioso cientista surge com uma solução, mas não revela como a conseguiu.

Resenha/Opinião: Mais uma grande surpresa que o projeto Literatura Descoberta nos apresenta na forma digital disponível para compra ou de forma gratuita para assinantes do Kindle Unlimited: Metal Lunar de Garrett P. Serviss. E já começo aceitando minha culpa de jamais ter ouvido falar de Garrett P. Serviss e muito menos dessa obra de ficção científica, Metal Lunar. Mas posso dizer, ou melhor, como já disse, foi uma grande e agravável surpresa.

Serviss, na verdade foi um astrônomo que se aventurou pela literatura e popularizou a ciência da astronomia o que é amplamente demonstrado no conto Metal Lunar, publicado em 1900 e que não só se mostra atual como pode até ser profético, alterando-se algumas peculiaridades obviamente.

Mesmo que a literatura de Ficção Científica dessa época seja um tanto inocente frente aos dias atuais, ela ainda entretém com seus assuntos que parecem nunca cair em desuso. Serviss se aproveita do mundo da economia, do sobe e desce da bolsa de valores mundial e também dos valores exorbitantes dados aos metais preciosos pelo mundo afora, para criar uma história onde a realidade econômica mundial parece mais com um castelo de cartas totalmente frágil que quando desmorona leva consigo a catástrofe levando o mundo a viver na mais completa miséria.


Imaginem que todas as moedas e metais preciosos de hoje, negociadas minuto a minuto a preços altíssimos no mercado financeiro, se tornassem abundantes para todo o mundo. O caos financeiro derrubaria praticamente todas as corporações no mundo todo, demonstrando toda a fragilidade das negociações mercantis em todo e qualquer país que se baseie nesse modelo. É exatamente isso que Serviss nos mostra em Metal Lunar.

Mas como sempre parece haver uma saída de todos os problemas, Garrett nos apresenta um novo metal que, a princípio, iria salvar a economia mundial através de suas utilidades práticas e também por sua negociação no mercado financeiro. A grande ironia é que o processo é o mesmo, o que muda é apenas o material a ser explorado, pois o ser humano continua da mesma forma de sempre: ganancioso, explorador e sem escrúpulos, mantendo assim a velha conhecida e eterna "corrida dos ratos".

Se você gosta da Clássica Ficção Científica com altas doses de exposição da hipocrisia humana, com certeza vai gostar de Metal Lunar de Garrett P. Serviss e publicado digitalmente pelo projeto Literatura Descoberta. I.M.P.E.R.D.Í.V.E.L.

Autor: Garrett Putnam Serviss foi um astrônomo americano, popularizador da astronomia e um dos primeiros escritores de ficção científica. Serviss nasceu em Sharon Springs, Nova York e se formou em ciências na Universidade de Cornell. Ele se formou em direito na Universidade de Columbia, mas nunca trabalhou como advogado. Foi escritor de 15 livros sendo a maioria deles sobre astronomia, mas publicou 07 títulos de Ficção Científica.


Ficha Técnica:
Título: O Metal Lunar
Autor: Garrett P. Serviss
Editora: Literatura Descoberta
Tradutora: Laura Scaramussa Azevedo 
Páginas: 108
Ano: 2022
ASIN: B09PVH2JMP

Postar um comentário

0 Comentários